top of page

Saretta defende inclusão de testes genéticos no SUS

  • Foto do escritor: Jarbas Vieira
    Jarbas Vieira
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura
ree

Durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa para debater as políticas de atenção às pessoas com câncer em Santa Catarina, o deputado Neodi Saretta (PT) defendeu a necessidade de ampliar o acesso a exames de prevenção e diagnóstico precoce. Na ocasião, o parlamentar destacou uma indicação de sua autoria que sugere ao Governo do Estado a inclusão dos testes genéticos, especialmente para mulheres, no sistema público de saúde.


A proposta busca garantir a realização dos exames que detectam mutações nos genes BRCA1 e BRCA2, que podem indicar predisposição hereditária a certos tipos de câncer, principalmente de mama e ovário. Segundo Saretta, o acesso a esse recurso pode salvar vidas ao possibilitar prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos mais eficazes.


“Estamos falando de uma medida que pode mudar a realidade de muitas famílias, sobretudo de mulheres que enfrentam a luta contra o câncer de mama e de ovário. O SUS precisa disponibilizar esses testes como forma de ampliar a prevenção e a chance de cura”, defendeu o deputado.


Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que o câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, representando cerca de 28% dos novos casos anuais. Já o câncer de ovário, embora menos comum, apresenta maior taxa de mortalidade, sendo a quinta causa de morte por câncer em mulheres.


Saretta, que preside a Comissão de Saúde da Alesc, reforçou que o tema exige diálogo entre gestores públicos, profissionais de saúde, pacientes e familiares. “Nosso objetivo é garantir acesso a diagnóstico de qualidade e tratamento adequado a todos. Esse é um compromisso que precisamos assumir enquanto sociedade e poder público”, concluiu.

 
 
Sombrio saneamento.png
Logo - Sicoob Credija colorida.png
LOGO JV 2024.png
LOGOS.png
Jarbas Vieira 2016 - Todos os direitos reservados - Sombrio (Santa Catarina)
Administrado por J Vieira Comunicação LTDA

Contato: (48) 99966-5326 / e-mail: jarbasjornalista@gmail.com

 
bottom of page