Unesc celebra 57 anos com homenagens, música e reconhecimento
- Jarbas Vieira

- 30 de jun.
- 5 min de leitura

Na tarde em que o frio e o céu nublado tomavam conta do lado de fora, era o calor das memórias e dos abraços que aquecia o Auditório Ruy Hülse. Entre sorrisos, homenagens e acordes musicais, a Unesc celebrou 57 anos de história, semeando o passado com gratidão e regando o futuro com esperança. Em meio à emoção compartilhada por gestores, estudantes e convidados, a Universidade transformou mais um aniversário em um ato de reconhecimento, pertencimento e amor pela educação.
Desde as primeiras horas do dia, a Unesc já pulsava em ritmo de celebração. Pelas ondas das rádios locais, vozes se uniram em coro para contar a história de uma Universidade que nasceu da comunidade e para ela se dedica. À tarde, foi a vez da gestão abrir os braços para acolher aqueles que constroem essa trajetória com dedicação, sonho e união.
A reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, ressaltou o papel de cada um na construção do projeto institucional da Unesc. “Fazer parte da história da Unesc há 26 anos e acompanhar a construção dessa Universidade feita por tantas mãos é uma experiência muito gratificante. Hoje é um dia de festa, um momento de celebrar com todas as pessoas que vivem a Universidade diariamente, com as entidades e parceiros. Acordar e vir para a Unesc com esse brilho nos olhos é simplesmente encantador. Estamos muito felizes em comemorar esses 57 anos, e temos certeza de que os próximos serão tão exitosos quanto os que já vivemos. É um dia de muita alegria para a nossa Universidade”, expressou Gisele, pouco antes dos parabéns e o corte do bolo.
Segundo ela, se tivesse que resumir a trajetória da Unesc em uma palavra, seria conquista. “A Unesc vive de superação, de entrega e de legados. É uma Universidade que se constrói no dia a dia, na vida das pessoas. Por isso, eu definiria a Unesc como uma verdadeira conquista. Por isso, continuaremos sendo uma Instituição de excelência, um verdadeiro farol. Não tenho dúvidas de que a Unesc do futuro seguirá sendo motivo de orgulho para o Sul de Santa Catarina e para o Brasil. Estamos preparados para incorporar formações específicas e acompanhar o desenvolvimento contínuo das pessoas”, falou Gisele.
A secretária de Estado da Educação e reitora licenciada da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, foi uma das homenageadas da tarde e fez questão de enaltecer a importância da Universidade para Santa Catarina. Ela destacou o impacto da Instituição na formação de profissionais, no avanço das áreas de Ensino e Pesquisa e na construção de uma comunidade forte e transformadora. “A Unesc é um verdadeiro case de sucesso, uma grande realização que nasceu da comunidade, a partir dos seus anseios, e que foi construída pelas próprias mãos dessa mesma comunidade. Hoje, ela é esta grande Universidade que conhecemos. E, além da sua infraestrutura moderna, da impressionante capacidade acadêmica e dos excelentes indicadores, o que torna a Unesc realmente preciosa são as pessoas, os estudantes, colaboradores e professores que, com dedicação, fazem a universidade ser quem ela é”, comentou. Luciane lembra que a Instituição está em todos os municípios do Sul do Estado, de alguma forma, pois formou trabalhadores em todas as áreas do conhecimento, impactando diretamente o crescimento das cidades.

Em nome dos estudantes, William Cesar Araújo Martins, do curso de Psicologia, e Carolina da Veiga, acadêmica do curso de Medicina, subiram ao palco para reforçar o vínculo entre os acadêmicos e a Instituição. “Costumo dizer que a Unesc é um verdadeiro tesouro, não só para Criciúma, mas para o estado e o país, porque acolhe pessoas de várias regiões do Brasil. Vim de outra cidade só para estudar aqui e fui recebida com muito carinho. Para mim e para muitos estudantes, a Unesc se tornou uma segunda casa. A Universidade realiza sonhos, transforma histórias, produz conhecimento e forma profissionais comprometidos com a sociedade. Ela se mantém viva graças a muitas mãos incansáveis, mentes criativas e corações generosos”, disse Carolina.
“Foi na Unesc que nasceu em mim o desejo de estar à frente, de contribuir e ajudar a transformar a realidade de tantos estudantes. É uma grande responsabilidade, mas também um privilégio. Como estudante, é evidente a relação próxima com a gestão, a reitoria e as coordenações. Aqui é diferente, há escuta, participação e construção coletiva. O ambiente que vivemos na Unesc é, de fato, singular”, comentou Martins.
Também presente no evento, o prefeito de Criciúma Vagner Espindola destacou os 57 anos de transformação promovidos pela Unesc na cidade e região, ressaltando que a verdadeira mudança ocorre pela transformação das pessoas. “A Unesc desempenha um papel fundamental nesse processo, promovendo o conhecimento, que leva ao aprendizado, e este se traduz em ações concretas na política, nos consultórios médicos, nas escolas e em todas as áreas das nossas cidades e regiões. Pessoas transformadas que, por sua vez, transformam a vida de outras pessoas”, ressaltou ele.
Ele também destacou que a Prefeitura de Criciúma mantém diversos projetos em parceria com a Unesc por meio de uma relação quase “umbilical” desde a criação da Instituição. “Gostaria de destacar algumas dessas iniciativas, que merecem ser fortalecidas e ampliadas. Um exemplo é o modelo de gestão compartilhado nas Unidades de Pronto Atendimento, como a do bairro Boa Vista, que hoje incorpora todo o conhecimento acadêmico e científico da Unesc nas áreas de Medicina e Enfermagem. A Unidade é referência em excelência no atendimento e apresenta altos índices de satisfação da população, evidenciando o valor e a efetividade dessas parcerias”, mencionou.
Homenagens e música para aquecer o coração
O momento também foi marcado por homenagens aos diretores e reitores que fizeram e continuam fazendo parte da história da Unesc. Em reconhecimento às contribuições fundamentais para a construção e o fortalecimento da Universidade, eles receberam placas que simbolizam gratidão e respeito.
Foram homenageados os professores Laênio José Ghisi, Edson Carlos Rodrigues, Gildo Volpato e Luciane Bisognin Ceretta, atual reitora licenciada. O professor Antônio Milioli Filho, também homenageado, foi lembrado com carinho.
O reconhecimento se estendeu ainda aos colaboradores da casa, com a entrega simbólica de pins comemorativos, valorizando a dedicação e a trajetória dos profissionais que ajudam a construir diariamente a Unesc. A trilha sonora da tarde ficou por conta do grupo Instrumental Unesc, formado por Fábio Matias, Osni Sebastian, Giovani Antunes, Marcos Vinicius, Felipe Manoel e Felipe Mendes, que emocionaram o público com suas interpretações. O professor Bruno Netto também abrilhantou o evento com duas canções.
Uma exposição em comemoração a data também fez parte da programação. Os acadêmicos do curso de Artes Visuais criaram obras exclusivas que traduziram, em formas e cores, o orgulho de fazer parte desta história.
As criações estarão disponíveis também em formato digital, ampliando o acesso à arte e à celebração de mais de meio século de transformação pela educação.























