Saúde de Turvo tem mais de 2.000 faltas à consultas em seis meses!
- Jarbas Vieira

- 4 de ago.
- 1 min de leitura

Uma importante questão tem comprometido a eficácia das ações na saúde em atender a população: a ausência dos pacientes nas consultas e exames agendados. De janeiro a junho deste ano, em Turvo, foram registradas 2.106 faltas em consultas e 528 faltas em exames. Esses números refletem um desafio significativo para o sistema, pois quando alguém confirma presença, mas não comparece, tira a vaga de quem realmente precisa.
A Secretaria Municipal de Saúde de Turvo realizou uma listagem da realidade vivida no atendimento neste primeiro semestre de 2025 e os relatórios revelam um cenário preocupante. O levantamento, feito com base em atendimentos realizados tanto de responsabilidade de fornecimento/pagamento pelo município quanto pelo estado, apresenta os seguintes números:
• Faltas em consultas do município: 1.861
• Faltas em consultas do estado: 245
• Faltas em exames do município: 345
• Faltas em exames do estado: 183
Apesar dos esforços constantes da Administração Municipal, com mutirões de saúde e agilidade no agendamento de especialidades, a ausência dos pacientes tem comprometido o bom andamento dos serviços. Além disso, muitas das vagas desperdiçadas são em áreas de alta procura, que poderiam ser ocupadas por outras pessoas aguardando na fila.
A gestão municipal lembra que a saúde pública é um direito garantido, mas que também exige comprometimento e responsabilidade da população. “Não basta marcar a consulta. É preciso comparecer ou, no mínimo, avisar com antecedência para que possamos chamar outra pessoa”, alerta a Secretária de Saúde, Taíse Lazzarin Daros.
A Administração continuará a atuar para garantir acesso universal e de qualidade à saúde, mas reforça que só com o envolvimento de todos será possível avançar ainda mais.























