top of page
  • Foto do escritorJarbas Vieira

Santa Rosa do Sul: Levantamento mostra quase mil atingidos por vendaval



Após a passagem de um forte deslocamento de massa de ar pelo município, na terça-feira, 31 de janeiro, classificada como vendaval, o governo de Santa Rosa do Sul rapidamente deu início aos atendimentos aos moradores atingidos, contando principalmente com a ação das secretarias municipais, defesa civil e Corpo de Bombeiros. No dia seguinte ao evento climático, quarta, 1º de fevereiro, o município decretou situação de emergência, reunindo informações quanto ao número de pessoas prejudicadas e estruturas danificadas.


A quarta-feira, dia seguinte ao vendaval que atingiu Santa Rosa do Sul, foi de muito trabalho e levantamento de informações sobre os prejuízos causados. Embora alguns pontos tenham sofrido muitos danos e outros menos, uma grande extensão do território do município registrou a passagem da tempestade. “A princípio, notamos áreas específicas com grandes estragos, próximas ao Centro e Forquilha do Cedro. Mas, ao efetuarmos o levantamento, percebemos que o território atingido abrangia uma área bem maior, envolvendo outras comunidades”, explicou o coordenador da Defesa Civil no município, Higor Pereira.


Além de árvores e postes derrubados pela força dos ventos, mais de uma centena de imóveis foram danificados em sua estrutura e/ou telhados. Da mesma forma, vias tiveram redes pluviais prejudicadas. “Muitas residências, comércios, empresas, escolas, plantações e até na pecuária foram prejudicados pela ventania. Até mesmo portas de vidro da prefeitura foram quebradas com a força dos ventos”, relatou o prefeito Almides Roberg da Rosa.


A decretação de situação de emergência também veio no dia seguinte ao evento climático, autorizando a mobilização de todos os órgãos públicos para prestar assistência à população atingida. Ao longo da quinta-feira, 2 de fevereiro, telhas e, em um imóvel, a estrutura completa da cobertura foram entregues, após serem adquiridos com recursos próprios do município.


De acordo com relatório da Defesa Civil, 25 pessoas ficaram desalojadas, enquanto 900 foram diretamente afetadas pelo vendaval.

Logo - Sicoob Credija colorida.png
Professoras Jéssica e Kelly.jpg
Toninho.jpg
bottom of page