Câmara proíbe profissionais em contrato de disputar Campeonato Sombriense
- Jarbas Vieira
- há 5 horas
- 1 min de leitura

Na semana de abertura do Campeonato Sombriense de Futebol Amador, um projeto de alteração de Lei foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores, para proibir que jogadores profissionais com contrato ativo participem da competição.
O projeto de Lei 10/2025, regularizou uma questão que tinha em Lei, mas estava interpretada de forma diferente no regulamento e agora deve ser definitivamente ajustada.
A Lei, 1704 de Novembro 2007, proibia qualquer atleta profissional participar da competição. Mas a necessidade de baixar a carteira, o custo que essa ação gera, prejudicava ex-profissionais que nunca deram baixa na profissão. Mas, os dirigentes e o DME em regulamento passaram a permitir, porém sem controle de atleta em atividade ou não, o que muda agora com esta alteração na Lei.
"Um jogador profissional, ou ex, que não está ativo, sem um clube para o treino do dia a dia, tem pouca diferença com nossos amadores. Mas um atleta em atividade, que joga no sábado por exemplo, por seu clube onde tem contrato e domingo vem a Sombrio, dá muita diferença, física e técnica, então assim fica definitivamente esclarecido. Não precisa baixar a carteira, mas não pode ter contrato em vigor", explicou o vereador Matheus Rocha, o Rochinha, ex-gerente municipal de esportes, proponente da alteração.
O Campeonato Municipal de Sombrio começa neste domingo, 18, com três jogos. Pela manhã, terceira e segunda divisão. E a tarde a estreia da primeira divisão.