Os fatores que levam Tiago Zilli a cogitar uma candidatura a federal!
- Jarbas Vieira
- há 3 dias
- 1 min de leitura

Continua repercutindo a notícia de que o deputado Tiago Zilli (MDB) ofertou a posição de candidato à reeleição pelo MDB do extremo-sul, à prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha (MDB) e também ao prefeito de Araranguá, Cesar Cesa (MDB). Neste caso o parlamentar admitiria concorrer a Câmara dos Deputados.
O fato causou estranheza, inclusive entre apoiadores próximos, já que o projeto de releição é considerado o mais viável e estava no planejamento do parlamentar. Porém, a construção do cenário regional, com várias candidaturas, pode ser um dos fatores que tenha feito Tiago considerar uma nova rota.
A pré-candidatura consolidada do delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel (PL), que é natural de Turvo, base política de Tiago, é vista com potencial para redução de votos seus na cidade. Há também o projeto de Evando Scaini (PP), prefeito de Arroio do Silva, que já fez ótima votação em Araranguá, outro colégio eleitoral importante para o deputado turvense, quando foi candidato em 2018. O atual deputado federal, Luiz Fernando Vampiro (MDB), é outro que já informou o desejo de voltar a disputar uma vaga à Assembleia Legislativa. Em 2022, Tiago e Vampiro fizeram dobradinha na região, com a região de Criciúma apoiando o projeto. É difícil acreditar que novamente o MDB da maior cidade do Sul, abrirá mão de ter uma candidatura local.
Neste contexto, a disputa a federal pelo MDB pode estar menos congestionada. Entretanto, ela só deve se materializar se o partido encontrar um nome de peso que entre com chances reais de manter a cadeira no parlamento catarinense.