Mutirão atende 60 mulheres para inserção de DIU em Sombrio
- Jarbas Vieira

- 15 de jul.
- 1 min de leitura

O mutirão de inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), organizado pela Prefeitura de Sombrio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, se encerra hoje. Iniciado ontem, 14, o mutirão atendeu a 60 mulheres previamente cadastradas na fila de espera pelo método contraceptivo.
A ação foi realizada no Setor de Saúde da Mulher, que vai seguir com as inserções. O DIU está disponível gratuitamente no município, com avaliação e acompanhamento das equipes da Atenção Básica.
Sombrio foi o primeiro município da região a participar do curso de capacitação promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para inserção do dispositivo, ampliando a oferta desse método por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a secretária de Saúde, Marcela Caetano, o mutirão foi planejado para atender à demanda e será mantido. Ela afirma ainda que a ampliação do acesso ao DIU faz parte das estratégias para garantir às mulheres o direito de escolher o método contraceptivo que melhor se adeque à sua realidade. "Além da prevenção à gravidez não planejada, esse tipo de ação também promove conversas importantes sobre saúde sexual e reprodutiva com cada paciente atendida”, explica.
O DIU é considerado um dos métodos contraceptivos mais eficazes, com duração que pode chegar a até 10 anos, dependendo do tipo. O setor de Saúde da Mulher também presta informações e tira dúvidas pelo WhatsApp: (48) 99973-1338.























