Municípios avançam na criação de CAPS por meio de consórcio
- Jarbas Vieira

- 16 de jul.
- 1 min de leitura

Representantes dos municípios de Turvo, Ermo, Timbé do Sul e Jacinto Machado deram um passo importante na estruturação de uma política regional de saúde mental. Prefeitos e procuradores públicos dos quatro municípios estiveram reunidos com o juiz da Comarca de Turvo, Dr. Manoel Donizete de Souza, e com as promotoras de Justiça, Dra. Juliana Goulart Ferreira e Dra. Ana Carolina Schmitt, na manhã desta segunda-feira (14), na sala de reuniões do Fórum de Turvo, para discutir a criação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) por meio de um consórcio intermunicipal.
Durante a reunião, foi assinado um termo de compromisso entre os quatro municípios, formalizando a intenção conjunta de implementar o serviço nos próximos meses. A iniciativa responde a uma solicitação da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Turvo/SC.
O CAPS é um equipamento público de saúde que atua na atenção psicossocial de pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, oferecendo atendimento multiprofissional, acolhimento, escuta qualificada, oficinas terapêuticas e reinserção social. Ao invés de internações hospitalares prolongadas, o CAPS propõe um modelo mais humanizado, próximo das famílias e da realidade de cada usuário. Além disso, a atuação do CAPS também reflete em ações em relação a álcool e drogas.
A criação do consórcio entre os municípios vai permitir otimizar recursos, compartilhar responsabilidades e garantir acesso mais amplo e eficiente aos serviços de saúde mental. A expectativa dos prefeitos é que, com a união dos municípios, o novo CAPS esteja em funcionamento em breve, promovendo cuidado digno e contínuo às pessoas que necessitam desse atendimento especializado.























