top of page

Gaivota: Com mais de 1.000 na fila, MP recomenda criação do CAPS!

  • Foto do escritor: Jarbas Vieira
    Jarbas Vieira
  • 20 de mai.
  • 1 min de leitura

ree

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recomendou ao Município de Balneário Gaivota que apresente, em até 30 dias, um plano para a implantação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A medida visa enfrentar as extensas filas de espera para atendimento psicológico e psiquiátrico na rede pública municipal.


A recomendação tem como base uma notícia de fato que revelou o aumento no número de pacientes aguardando consultas. Em setembro de 2024, 545 adultos e 328 crianças/adolescentes esperavam pelo primeiro atendimento psicológico, enquanto 386 pessoas aguardavam consulta psiquiátrica. Na época, representantes da Secretaria de Saúde asseguraram que um plano de ação seria elaborado até o fim do ano para ser implantado em 2025.


No entanto, nenhum documento foi apresentado ao MPSC, e a situação se agravou. Dados de abril de 2025 indicam que 661 adultos e 428 crianças/adolescentes ainda aguardam primeira consulta psicológica, enquanto a fila para atendimento psiquiátrico subiu para 493 pessoas.


Diante do aumento da demanda e da falta de resposta do Município, o MPSC reforçou a necessidade de implementação do CAPS, recomendando que a gestão municipal adote medidas concretas. O Município tem um prazo de cinco dias para informar se acatará a recomendação.

 
 
Sombrio saneamento.png
Logo - Sicoob Credija colorida.png
LOGO JV 2024.png
LOGOS.png
Jarbas Vieira 2016 - Todos os direitos reservados - Sombrio (Santa Catarina)
Administrado por J Vieira Comunicação LTDA

Contato: (48) 99966-5326 / e-mail: jarbasjornalista@gmail.com

 
bottom of page