Câmara de Sombrio torna Maracujá atividade essencial ao município
- Jarbas Vieira

- 9 de dez. de 2025
- 1 min de leitura

A Câmara de Sombrio aprovou por unanimidade da sessão desta segunda-feira, 8, a Cultura Agrícola do Maracujá como atividade essencial e patrimônio cultural do Município, mostrando a importância da fruta no sustento das famílias do campo e na economia local.
"Todas as culturas são importantes, mas o Maracujá ganhou uma relevância ainda maior no passar dos anos. Hoje a região da Amesc é responsável por 90% da produção de maracujá em Santa Catarina e Sombrio, ao lado de outros municípios como São João do Sul São os maiores produtores, por isso precisamos cuidar, preservar e criar políticas públicas que protejam e auxiliem os produtores", comentou o vereador Eduardo Cândido, um dos proponentes da lei.
O vereador Marilon Cardoso, conhecido como Chico do Maracujá, é o outro proponente e um dos representantes dos produtores na região. "Desde o início da década de 90 temos a cultura do Maracujá em nosso município. Eu cultivo há 18 anos. Nós temos o melhor maracujá do Brasil, de qualidade e durabilidade. E estamos também pedindo para a Alesc, reconhecimento sobre essa valorização, porque quando o poder público reconhece o maracujá de Sombrio e da nossa região, a gente tem mais preparo para enfrentar crises, para lutar por melhor controle e para que sigamos assim com maracujá forte e de qualidade", reforçou Chico.
A Lei aprovada será enviada ao Paço Municipal para a sanção do Poder Executivo e assim entrar em vigor.























