Câmara de Araranguá realiza primeira sessão ordinária de 2026
- Jarbas Vieira

- há 2 horas
- 2 min de leitura

A Câmara de Vereadores de Araranguá abriu oficialmente o ano Legislativo com a realização da primeira sessão ordinária na noite desta segunda-feira, 02, no Plenário Altícimo Tournier. O encontro marcou o início dos trabalhos parlamentares de 2026 e contou com a entrada de matérias diversas, apreciação de projetos, indicações e demais discussões.
As sessões ordinárias da Câmara são abertas à participação da comunidade e acontecem às segundas e quartas-feiras, às 19 horas. Durante a reunião inaugural do ano, foi aprovado o Projeto de Resolução nº 01/2026, de autoria da Mesa Diretora, que fixa o calendário das sessões ordinárias para a 2ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura. Ao todo, estão previstas 66 sessões ao longo do ano. Também foi anunciada pelo Presidente da Casa, Paulinho Souza, a entrega do Troféu Alzira Rabelo Elias no dia 05 de março, no Centro Multiuso, homenagem alusiva ao Dia Internacional da Mulher.
Outro projeto aprovado foi o Projeto de Lei Ordinária nº 004/2026, de iniciativa do vereador Márcio Mano, que denomina “ETA Ésio João Roque” a nova Estação de Tratamento de Água da Lagoa do Caverá, inaugurada recentemente pela Administração Municipal e pelo Samae. A proposta presta homenagem a um antigo morador e agricultor da comunidade, reconhecido por sua contribuição social. Durante a sessão, o parlamentar agradeceu aos familiares do homenageado presentes no plenário e destacou a importância do reconhecimento.
A reunião também contou com a leitura do Ofício Executivo nº 067/2026, que comunicou a indicação do vereador Nelson Soares como novo líder do Governo na Câmara. Em pronunciamento na tribuna, o parlamentar agradeceu a confiança recebida, ressaltou a importância do rodízio nas lideranças partidárias e reafirmou o compromisso com o diálogo institucional entre Executivo e Legislativo. Nelson destacou que a função de líder do Governo deve servir para organizar o debate, garantir previsibilidade às pautas e respeitar a autonomia do Parlamento. "Faço um agradecimento especial ao vereador Joel Casagrande que realizou um trabalho consistente ao longo do ano de 2025 e demonstrou maturidade política ao compreender a importância desse processo de alternância. Agradeço também a confiança do prefeito municipal e reafirmo acima de tudo o respeito do governo a esta casa legislativa, espaço legítimo do debate, da fiscalização e da representação popular".
Como forma de ampliar a transparência e a participação popular, as sessões ordinárias são transmitidas ao vivo pelos canais oficiais da Câmara no YouTube e no Facebook, com interpretação em Libras, assegurando acessibilidade.





















