Câmara de Araranguá realiza sessão especial no centenário do Grêmio Fronteira
- Jarbas Vieira

- 2 de set.
- 4 min de leitura

Na noite desta segunda-feira (1º), a Câmara de Vereadores de Araranguá promoveu sua 43ª sessão ordinária de 2025 em um formato especial. Em homenagem aos 100 anos do Clube Grêmio Fronteira, a cerimônia foi realizada no salão principal da tradicional entidade, marcando o início do mês de setembro com atos solenes de grande relevância para a história e o desenvolvimento do município.
Entre os destaques da noite estavam a entrega de dois Títulos de Cidadania Honorária – ao presidente da Assembleia Legislativa, Julio Cesar Garcia e ao empresário Emerson Talau, e a Moção de Reconhecimento ao Clube Grêmio Fronteira. “Foi uma noite de reconhecimento e valorização. Celebrar os 100 anos do Grêmio Fronteira neste espaço tão simbólico para nossa cidade, reunindo homenagens tão significativas e a presença de tantas lideranças, é algo que ficará marcado na história da Câmara e de Araranguá. Tivemos também a honra de reconhecer figuras que fazem a diferença na sociedade. Que essa noite inspire mais união, compromisso e amor por essa cidade que tanto valorizamos”, disse o presidente da Câmara, vereador Paulinho Souza.
O Prefeito Cesar Cesa também prestigiou a solenidade. “Com profunda alegria participo dessa sessão solene, onde celebramos não apenas marcos históricos, mas também pessoas que fazem a diferença aqui na nossa cidade. A todos os homenageados deixo aqui, em nome da população de Araranguá, o nosso muito obrigado. E que essa noite seja lembrada como um tributo àqueles que constroem, que trabalham com afeto uma cidade mais justa, próspera, plural e mais humana”.
Julio Garcia recebe Título de Cidadão Honorário de Araranguá

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Julio Cesar Garcia, foi homenageado com o Título de Cidadão Honorário de Araranguá, aprovado por meio do Projeto de Decreto Legislativo 010/2025, de autoria do vereador Neno Fontoura. Com sete mandatos como deputado estadual e quatro passagens pela presidência da Alesc, Julio Garcia é reconhecido como uma das figuras mais influentes da política catarinense.
Além de seu histórico legislativo, também presidiu instituições como o BADESC e a CASAN, e foi Conselheiro e Presidente do Tribunal de Contas do Estado. Entre seus principais legados está a criação da Lei 13.633, conhecida como Lei das Apaes, que garantiu fonte permanente de recursos para essas instituições.
A homenagem da Câmara reconhece sua atuação em prol do desenvolvimento da região e seu compromisso com a causa social. “Júlio Garcia é um verdadeiro exemplo de liderança. Sua postura respeitosa, habilidade de articulação, poder de persuasão e visão política o destacam como um líder admirável. Com importantes contribuições para a cidade, a região e todo o estado de Santa Catarina, já recebeu o título de cidadão honorário em 15 municípios, um reconhecimento merecido. Como nosso homenageado sempre diz – Política é a arte de fazer o bem. Araranguá te aplaude de pé”.
“Recebo essa homenagem com muita emoção e gratidão. Meu amor por Araranguá já ocupa todo o meu coração e minha alma, e isso não muda — o que aumenta é a minha responsabilidade, meu empenho e minha dedicação para ajudar a construir uma cidade ainda melhor. Araranguá é única, com belezas naturais extraordinárias e características marcantes. Se continuarmos fazendo boas escolhas e mantendo líderes comprometidos, como César e Tano, tenho certeza de que, sonhando juntos, a transformaremos na realização dos nossos maiores sonhos”, disse o Presidente da Alesc, que anunciou ainda uma emenda impositiva para aquisição de veículo para o Clube Grêmio Fronteira.
Emerson Talau é homenageado com cidadania araranguaense

Também foi agraciado com o Título de Cidadão Honorário, através da aprovação do Projeto de Decreto Legislativo 012/2025, o empresário Emerson Talau, natural de Jacinto Machado e residente em Araranguá desde 1998. Ao longo de 26 anos de atuação no município, Talau se destacou no setor moveleiro, contribuindo com a geração de emprego e o fortalecimento da economia local.
Formado em Direito pela UNISUL, é reconhecido por seu perfil empreendedor, sua conduta ética e pelo envolvimento com a comunidade. “Esta é, sem dúvida, uma noite histórica para todos nós. Hoje quero falar de alguém muito especial, que conheço há mais de 20 anos. Uma pessoa honesta, trabalhadora, pai de família, e acima de tudo, humana, com um coração enorme. Alguém com uma integridade e uma honestidade que raramente se vê por aí. Um verdadeiro guerreiro, de coração valente, que me enche de orgulho por poder chamá-lo de amigo. Ter a oportunidade de entregar a ele o título de Cidadão Araranguaense é uma honra imensa”, disse o autor da homenagem, vereador Evandro Conceição, também presidente do Clube Grêmio Fronteira.
“Este é, sem dúvida, um dos momentos mais marcantes da minha vida. E quero expressar aqui a minha alegria e reconhecimento por esta homenagem. Sei que este título carrega consigo não apenas meu nome, mas também a responsabilidade de continuar contribuindo para o crescimento e bem-estar desta terra tão acolhedora”, agradeceu o homenageado.
Grêmio Fronteira recebe Moção de Reconhecimento pelos 100 anos de história

Um dos momentos simbólicos da noite foi a concessão da Moção de Reconhecimento 029/2025 ao Grêmio Fronteira, que celebrou oficialmente seu centenário nesta segunda-feira e foi entregue ao Presidente Evandro Conceição e ao Vice-Presidente Rodrigo Silveira. Fundado em 1º de setembro de 1925 como Fronteira Clube, o Grêmio foi se transformando ao longo dos anos, reunindo histórias, tradições e diferentes entidades esportivas e sociais de Araranguá.
Com uma trajetória marcada por paixão esportiva, cultura e integração comunitária, o clube passou por sedes diferentes, fundações estatutárias e lideranças visionárias. Sua sede atual, adquirida em 1942, tornou-se um dos principais espaços sociais da cidade. Hoje sob sua 46ª diretoria, o Grêmio Fronteira mantém viva a sua vocação histórica como símbolo da cidade.
“Reconhecer a importância do Grêmio Fronteira é reconhecer a força da união, da dedicação de tantas pessoas, e da capacidade que uma instituição tem de ir além de sua estrutura física para se tornar parte da alma de uma cidade. Aqui se construíram amizades, famílias, projetos de vida. Aqui se promoveu o esporte, a cultura, a solidariedade”, disse o autor da Moção, vereador Neno Fontoura.























