top of page
  • Foto do escritorJarbas Vieira

Zé Milton é o novo coordenador da Frente Parlamentar do Cooperativismo



A Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina foi relançada na noite de quarta-feira (24), agora coordenada pelo deputado Zé Milton. Composta por 14 deputados, a Frencoop visa apoiar, incentivar e auxiliar estudos de interesse social, econômico e político relacionados ao setor cooperativista.


Zé Milton destacou a longa atuação da Frencoop, uma das mais antigas frentes parlamentares da Alesc, com mais de 30 anos de existência. "Ao dar continuidade a um trabalho que já é desenvolvido há 30 anos na Assembleia, iremos servir como uma ponte entre o cooperativismo e o poder público, articulando junto ao Poder Executivo para potencializar ainda mais o sistema cooperativista catarinense, referência no Brasil", afirmou Zé Milton.


 Entre as pautas da frente estão a reivindicação por investimentos do Estado nas cooperativas de eletricidade rural, que desempenham um papel essencial no fornecimento de energia em várias regiões de Santa Catarina, além da busca pela redução da carga tributária para o setor.


O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Luiz Vicente Suzin, destacou a importância do relançamento da frente para o cooperativismo. Ele reforçou que o setor apresentou crescimento mesmo em momentos de crise, graças ao empenho de seus associados e ao apoio da Assembleia, por meio da frente parlamentar.


"No ano passado, o cooperativismo catarinense teve um crescimento de 22%. Mais da metade da população catarinense está ligada ao setor", destacou Suzin. "Isso ocorre graças a essa união de esforços e esse trabalho formidável realizado pela Frencoop."


Segundo a Ocesc, atualmente são 250 cooperativas associadas que atuam em sete ramos diferentes, como o agropecuário, infraestrutura e energia, o médico e o de crédito. Atualmente são mais 3,9 milhões de catarinenses associados, que em 2022 foram responsáveis por uma receita de R$ 82,8 bilhões.


No ano passado, as cooperativas recolheram R$ 3,2 bilhões em impostos e geraram 5,6 mil novos postos de trabalho. Ao todo, elas empregam mais de 88 mil pessoas em todo o estado.


Conforme ainda a Ocesc, o cooperativismo responde por 30% do PIB catarinense e por 70% das vendas do estado para o exterior.


Além do deputado Zé Milton, participaram do relançamento da frente os deputados Altair Silva (PP), Oscar Gutz (PL), Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Lunelli (MDB), Pepê Collaço (PP), Napoleão Bernardes (PSD) e Camilo Martins (Podemos). Também integram o grupo os deputados Massocco (PL), Marcos Vieira (PSDB), Mauro de Nadal (MDB), Fabiano da Luz (PT), Fernando Krelling (MDB) e Jerry Comper (MDB), que está licenciado da Alesc.

Logo - Sicoob Credija colorida.png
Professoras Jéssica e Kelly.jpg
Toninho.jpg
bottom of page