
Com formação na área e longo trabalho no Legislativo em apoio à agricultura, o novo secretário da Pasta Valdir Colatto e o deputado Zé Milton conversaram durante as solenidades de posse do Governador Jorginho Mello e dos novos secretários sobre os desafios da agropecuária catarinese
Dentre os maiores desafios da Secretaria estão a sucessão familiar, a regularização fundiária e infraestrutura para o desenvolvimento do segmento.
Durante o encontro o secretário ouviu de Zé Milton que terá o apoio na Alesc aos projetos.
Santa Catarina tem apenas 16% da população catarinense vivendo na área rural e precisam de internet, energia elétrica de qualidade e abastecimento de água.
Já sobre a regularização fundiária, de acordo com Colatto, são mais de 100 mil propriedades catarinenses que não possuem escritura. "Nós precisamos regularizar para que esse produtor seja inserido nos programas de Governo, tenha acesso ao crédito e à tecnologia”, explicou Collato. "Em 2021 tivemos uma experiência positiva em Vidal Ramos, numa parceria entre Prefeitura e Incra, ação essa que podemos usar para ajudar o Estado na questão fundiária", destacou Zé Milton ao comentar sobre a ação com o Secretário.
Para Zé Milton e Colatto essa parceria é fundamental para que seja possível ações de Governo que possibilite ao produtor rural as mesmas condições de vida e trabalho que ele teria no meio urbano.