Os 15 vereadores que compõem o Poder Legislativo de Araranguá utilizaram a sessão desta quarta-feira (9) para criticar o inquérito civil de autoria do Ministério Público Federal que visa destruir alguns pontos do deck de madeira que foi construído e recém entregue para moradores e visitantes do Balneário Morro dos Conventos.
O debate iniciou durante a discussão de um requerimento de autoria do vereador Nelson Soares (PDT), que solicitou espaço em uma das sessões para o biólogo João Rosado e para o procurador Carlos Soares, ambos da Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA), para que eles possam explicar a recomendação do MPF.
Nelson foi enfático em sua fala e cobrou respeito para com o município. “Mais uma vez fomos surpreendidos por uma ação do MPF contra algo que foi construído no Morro dos Conventos e que possui sim todas as licenças ambientais. Este deck está pronto, foi entregue e é utilizado pela população em geral”, disse.
Ele ainda ressaltou a disparidade com o Balneário Morro dos Conventos. “Não sei o que o Ministério Público Federal tem contra o município, principalmente contra o Morro dos Conventos. Algo que acontece aqui não acontece em outras cidades, como Balneário Gaivota, Rincão, Camboriú. Questiono o motivo de a nossa cidade estar pagando um preço tão alto”, questionou Nelson.
O vereador Pedro Paulo de Souza, o Paulinho (PSD), sugeriu uma manifestação contrária da Câmara de Vereadores. “Temos que aprovar um requerimento com o posicionamento nosso contra essa decisão do Ministério Público Federal e a favor deste investimento turístico. Eu sugiro que busquemos a assinatura de entidades representativas, partidos políticos, imprensa e entre outros interessados”, ressaltou.
A vereadora Lena Périco (MDB), frisou que o parecer para construção do deck foi feito por profissionais do meio ambiental. “Foram técnicos da FAMA, com capacitação, mestrado e doutorado, que possuem experiência e embasamento jurídico que emitiram laudos para a construção”.
Ao fim do debate, foi sugerido pelo presidente, vereador Jair Anastácio (PT), a divulgação de uma nota. “Consulto todos os vereadores sobre a Câmara se posicionar sobre a temática de forma oficial para a imprensa e para a população. Essas pessoas que criticam são minoria dentro do Balneário Morro dos Conventos, uma região que precisamos desenvolver e batalhar para o seu crescimento”, sugeriu.