Vereador Peri repudia boatos sobre causa da falta de medicamentos
- Jarbas Vieira
- 7 de jul. de 2020
- 2 min de leitura

Durante a última sessão da Câmara de Sombrio, o vereador José Eraldo Soares, o Peri (PP) levou a público boatos recebidos a respeito dos motivos que levaram à falta de medicamentos que vem sendo registrada no setor da saúde pública de Sombrio. De acordo com o vereador, alguns funcionários públicos estariam afirmando aos cidadãos que a culpa por não haver remédios à disposição da população seria do Poder Legislativo, que estaria “trancando a compra”.
Peri mencionou que ao menos três pessoas o questionaram a respeito da situação e que a informação teria sido repassada nos postos de saúde. “As pessoas vão buscar seus medicamentos, são informados de que não tem remédios e que a culpa é dos vereadores que ‘não assinaram’ a permissão para essa compra. São servidores que, muito provavelmente induzidos por seus chefes, num claro uso político de uma situação que muito prejudica a nossa população”, salienta.
O vereador, durante a sessão, requereu que o secretário municipal de Saúde seja convocado a prestar esclarecimentos a respeito dos motivos da falta de medicamentos e também dos boatos que acusam o Legislativo. “Aprovamos nesta casa em regime de urgência o projeto que pedia a mudança de Sombrio da CIS-Amesc para a CIS-Amrec e, ainda assim, uma possível demora nessa aprovação não serviria de desculpa para essa acusação, já que fazem três anos que a Prefeitura de Sombrio não compra medicamentos através do CIS-Amesc, mas diretamente de seus fornecedores”, afirma Peri. “É inaceitável o poder Executivo deixar faltar medicamentos para os cidadãos que precisam e depois ainda querer culpar os vereadores por sua incompetência em administrar. O secretário deve explicações aos vereadores e à população”, completou.
O pedido de esclarecimentos de Peri recebeu a concordância também de alguns de seus colegas vereadores, que reafirmaram a necessidade de convocação do secretário municipal de Saúde.