UNESC apresenta detalhes do Plano de Desenvolvimento do Extremo Sul
- Jarbas Vieira
- 3 de dez. de 2021
- 3 min de leitura

As diretrizes que ditarão o caminho do desenvolvimento socioeconômico e, logo, para a melhoria da qualidade de vida no Extremo Sul de Santa Catarina em breve estarão materializadas em um Plano de Desenvolvimento Socioeconômico elaborado por meio da expertise da Unesc e do Sebrae/SC para a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc). As instituições lançaram o projeto oficialmente, na noite desta quinta-feira (2/12), na sede da Associação, que promete dar impulso para voos ainda mais altos à região.
O Plano, desenvolvido de forma participativa junto à comunidade ao longo de 2022, detalhará fraquezas a serem trabalhadas e referências que oferecem potencial de exploração para o crescimento sustentável da região que, com apoio da Unesc e do Sebrae/SC, promete despontar em desenvolvimento. O documento será elaborado, além de forma global, para toda a região, individualmente para cada um dos 15 municípios.
Demonstrando a relevância do projeto, seu lançamento contou com a participação das principais lideranças do Extremo Sul, com a presença dos prefeitos de todos os municípios, além de demais líderes políticos e empresariais e do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, de forma virtual, assim como dos membros da equipe do Estado, como o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Luciano Buligon, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen.
O encontro, que deixou repleto o auditório da Amesc, foi transmitido também ao vivo no canal da Unesc TV no Youtube.
Planos audaciosos e pessoas apaixonadas
A abertura dos gabinetes pelos prefeitos e, principalmente, a união de esforços dos municípios que compõem a Amesc no apoio à concretização do Plano de Desenvolvimento, para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, representam escolhas acertadas. “Vocês, prefeitos, estão, com isso, planejando, desenhando junto da população e deixando legados para toda a comunidade que vai olhar para essa história, se orgulhar e saber que fizemos parte disso”, destacou.
Os ingredientes para um excelente resultado, conforme Luciane, a equipe já tem: pessoas apaixonadas pela região, um cenário absolutamente encantador, instituições pujantes e determinado a melhorar o desenvolvimento e excelentes gestores. “Diante disso, a Amesc é a grande protagonista desse momento, estando o Sebrae e a Unesc como articuladores desse processo. Em novembro de 2022 apresentaremos aqui um belo resultado com planos dos 15 municípios e o grande projeto da região. Não tenho dúvidas de que estamos em um dia de transformação”, apontou a reitora, que assegurou ainda o apoio da Universidade para o apoio posterior na execução dos projetos estruturantes identificados por meio do Plano.
Conforme o presidente da Amesc, Moacir Francisco Teixeira, prefeito de São João do Sul, não há dúvidas de que essa é uma noite histórica. “Essa data fica como marco na história da Amesc e do Extremo Sul. Sabemos a importância que esse Plano terá para a nossa região. Vai munir os gestores para planejar seus mandatos. Temos aqui prefeitos unidos, sem distinção de partido político para junto da Unesc e do Sebrae/SC conseguir alcançar os objetivos. Levar a região ao patamar que ela deve estar”, discursou.
Coordenador regional Sul do Sebrae, Murilo Gelosa, destacou o orgulho de fazer parte do movimento que fará com que o Extremo Sul evolua para outro patamar de desenvolvimento. “Agradecemos imensamente a todos os prefeitos que nos receberam e confiaram na Unesc e no Sebrae para realizar esse trabalho. Sabemos que tão importante quanto fazer um plano é colocá-lo em prática. Nosso comprometimento é realizar todas as etapas e apresentar todos os resultados e apoiá-los para que todo esse movimento saia efetivamente do papel e chegue à prática”, completou.
Presença do Estado
Ao traçar rotas, conforme o governador Carlos Moisés da Silva, a região volta seus olhares para onde quer chegar e dá rumo certeiro às suas ações. “O que percebemos nesse movimento é a definição de metas claras ao buscar conhecer potencialidades e fazer o melhor caminho. Assim qualificamos e atraímos investimentos e reconhecemos a vocação de cada região”, pontuou.
Luciano José Buligon, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, também participou virtualmente do evento e fez questão de destacar a relevância do envolvimento da Unesc no projeto. “Eu sempre reforço que se você quiser conhecer uma região, precisa conhecer a sua Universidade. Conhecendo, portanto, a nossa Unesc é possível reconhecer o potencial social e econômico do Sul. Agora, somado à comunhão de esforços dos municípios, vislumbramos um grande resultado”, destacou.