Todo mundo quer mandar na chapa de Jorginho...
- Jarbas Vieira
- há 2 horas
- 2 min de leitura

Aparentemente longe de estar fechada, a chapa ao Senado de Jorginho Mello que, postulará sua reeleição, tem dado bastante dor de cabeça ao experiente político catarinense. Inicialmente o governador planejou montar a majoritária com Carol de Toni (PL) e Esperidião Amin (PP) concorrendo ao Senado. Em meados de 2025 veio a primeira interferência externa, com o pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro para que seu filho, o vereador carioca Carlos Bolsonaro (PL), ficasse com uma das vagas.
O governador atendeu o pedido do capitão, e disse que montaria a chapa com uma indicação sua e outra do ex-presidente, excluindo Carol do Toni da composição, já que pretendia ceder o espaço para outro partido. Houve uma gritaria no campo conservador e alguns meses depois Jorginho reconsiderou sua posição, passando a admitir a disputa com uma chapa pura do PL. Neste momento apareceu o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, afirmando a Carol de Toni que a vaga não poderia ser sua, pois o partido estava negociando o apoio da Federação União Progressista para a candidatura nacional de Flávio Bolsonaro, e que Santa Catarina fazia parte deste projeto, com a vaga voltando para Esperidião Amin. Então, uma nova gritaria se iniciou.
Quando Jorginho parecia mais uma vez ter acalmado os ânimos, veio o telefonema de Carlos Bolsonaro, pivô de todo o imbróglio, para João Rodrigues (PSD), perguntando se haveria espaço para ele no projeto de oposição ao governador. Ao cogitar trocar de chapa, o agora ex-vereador carioca mais uma bomba no colo do governador.
A situação de momento se apresenta com Carol de Toni ameaçando deixar o PL, a não ser que tenha uma declaração em vídeo com Jorginho e Valdemar da Costa Neto afirmando que ela será a candidata, e o filho do ex-presidente flertando com a oposição. Nunca uma chapa ao Senado, que deveria ser montada pelo pré-candidato a reeleição, teve tanta interferência e interesses externos para contemplar.






















