top of page
  • Foto do escritorJarbas Vieira

Sombrio terá programa especial de vacinação contra a Covid-19



A Secretaria de Saúde de sombrio está programando seu plano de ação para vacinação contra a Covid-19 e prepara ações diversas para atingir metas e imunizar o maior número possível de cidadãos indicados nas normas técnicas do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde .


Para isso, antes mesmo de saber a data e a quantidade de vacina que receberá do Ministério, a Secretaria Municipal de Saúde já está ampliando a formação de equipe de vacinadores, locais para realizar os eventos de vacinação, possibilidades de horários especiais nos postos, dias especiais no interior e ainda a programação de vacinação dos acamados.


“Hoje tivemos uma reunião interessante de formação do comitê de vacinação, com a presença de quase todos os membros, sob a coordenação da enfermeira Andrea Simon Martins para discutirmos detalhes, compra de insumos e equipamentos, melhorias em alguns espaços e questões de pessoal também. Ainda não temos a data de início, mas é certo que a saúde de Sombrio está preparada para a primeira campanha de vacinação contra a Covid-19. De nenhuma forma seremos pegos de surpresa ou deixaremos algum detalhe para trás”, comentou a prefeita Gislaine Cunha (MDB), que será presidente do comitê de vacinação contra Covid-19 do Município.


O que já se sabe?


A Secretaria de Saúde já sabe que iniciará a vacinação com idosos acima de 75 anos e profissionais de saúde, no primeiro momento. A partir daí, novas etapas serão realizadas com outras idades e grupos. “Como as vacinas estão sendo adquiridas pelo Ministério da Saúde os municípios não sabem ainda de qual laboratório virão, por isso ainda não temos certeza de ser uma ou duas doses por indivíduo. Mas como disse a prefeita, de nossa parte será tudo muito bem detalhado”, explicou a enfermeira Andrea Simon.


Pelo menos um sábado será utilizado para vacinações no interior, com dois pontos centrais que englobem, em um as comunidades localizadas ao sul e noutro as comunidades ao norte. O interior contará também com vacinação a domicílio.

O posto de saúde do Parque das Avenidas pelo menos no período inicial deve ser aberto até às 22h para atender a demanda. Os profissionais que aplicarão a vacinação participarão de capacitação. Nesta sexta-feira, a coordenação de imunização e duas vacinadoras do Parque das Avenidas serão as primeiras capacitadas para, a partir daí, preparem as outras que estejam habilitadas para o serviço.


O que ainda precisa?


Além da formação do comitê, que já está finalizada, restando portaria de formalização, algumas adaptações precisarão ser feitas em salas de vacina. Os insumos e as geladeiras estão sendo orçados via consórcio de saúde. Sombrio é filiado ao CIS-Amrec, que tem mantido contato para explicar todos os detalhes e cada passo que está sendo dado.


Também há a expectativa para confirmação da data. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello em Brasília chegou a dizer que na melhor das hipóteses, as vacinas podem começar a chegar nos municípios dia 20 de Janeiro. Ou ainda início de Fevereiro. Ou, na pior das hipóteses, início de Março.


Eficácia e desafogo da rede


A vacina Coronavac, que está sendo produzida pelo instituto Butantan, em São Paulo, é a que tem maiores chances de chegar para o município e sua comprovação de eficácia para internações de casos graves é de 100%. Pouco mais de 70% para casos médios, que precisam de atendimento médico, mas que não precisam de internação e 50,4% para casos de assintomáticos ou que têm apenas uma leve gripe. Ou seja: o vacinado tem 100% de certeza que não será hospitalizado por Covid, segundo informações divulgadas pelo próprio instituto.


Não ocupando leitos de UTI com Covid19, a região e todo o sistema têm espaços para internações por outras causas, o que está difícil atualmente pelo alto número de contaminados pelo Coronavírus internados. “Estamos ansiosos e felizes que a ciência nos traz bons resultados tão rapidamente e que em breve possamos conviver normalmente com amigos, familiares e ter a economia crescendo em todo o país e, claro, em nossa Sombrio. Mas estamos também preparados para prestar o melhor serviço, tirar todas as dúvidas e cuidar de cada cidadão sombriense com toda atenção e carinho que merecem”, concluiu a prefeita.

Logo - Sicoob Credija colorida.png
Professoras Jéssica e Kelly.jpg
Toninho.jpg
bottom of page