Sombrio se destaca nos trabalhos de saúde mental
- Jarbas Vieira

- 13 de set. de 2021
- 2 min de leitura

Com o Caps consolidado, a Secretaria Municipal de Saúde de Sombrio tem se destacado em campanhas de cuidados, orientações e educação em saúde mental, o que fica mais evidente nos meses dedicados a este tema, como o Janeiro Branco e o atual, Setembro Amarelo.
No último fim de semana, a Rua Coberta, no calçadão da Avenida Nereu Ramos, recebeu as psicólogas e demais profissionais do Caps que conversaram, ouviram e orientaram a população para ações que auxiliam nos cuidados com a saúde mental, além é claro de mostrar possíveis sinais de quem precisa de ajuda.
No domingo foi a vez de uma missa na Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, com músicas, bênção em laços amarelos e falas, como a da prefeita, Gislaine Cunha, sobre a campanha. “Os alertas recebemos todos os dias. Graças as nossas campanhas, diminuiu muito o número de suicídios em Sombrio, mas precisamos mais. As ideações continuam, as tentativas seguem acontecendo e, em algumas vezes, nós familiares, quando nos damos conta, é tarde demais. Precisamos estar alertas, ouvir quem quer falar, sermos o ombro que a pessoa precisa e é isso que nosso Caps procura fazer, sempre”, disse a prefeita.
Desde a primeira campanha mais forte, chamada “Viver Vale a Pena”, em 2017, até hoje, todos os anos são realizadas as campanhas de Janeiro Branco e Setembro Amarelo, o que aumenta a demanda de atendimento do Caps, por chegar ao conhecimento da população os serviços disponíveis, e diminuem as ações drásticas, como o suicídio.
“Quanto mais falarmos sobre isso, melhor os resultados, para todos. Que possamos todos ter a oportunidade de celebrar a vida, sermos gratos a Deus ao acordarmos todas as manhãs e ajudarmos uns aos outros”, conclui a prefeita.























