Sombrio participa do maior simulado de gestão de desastres do Brasil
- Jarbas Vieira
- 19 de mai.
- 2 min de leitura

Prefeitura Municipal de Sombrio participou do 1º Simulado de Gestão de Desastres de Santa Catarina, o maior exercício coordenado de resposta à emergências já realizado no país, na manhã deste domingo, 18. Estiveram presentes na sede da prefeitura, a prefeita Gislaine Cunha, todos os secretários municipais, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Defesa Civil, vereadores, líderes religiosos, servidores públicos e voluntários da cidade. O grupo integra a Força Tarefa local, preparada para atuar em situações emergenciais, como enchentes, tornados e tempestades.
Os trabalhos iniciaram após uma conferência por vídeo com o Governo do Estado e todos os municípios participantes. Durante o simulado, foi criado um cenário de tempestade convectiva ocorrida na madrugada, deixando parte da cidade sem energia elétrica, sem conexão com a internet, ruas interditadas e casas destelhadas. A partir desse cenário, as equipes simularam os procedimentos reais que seriam adotados: mobilização das equipes de emergência, decretos a serem assinados, recebimento de ajuda humanitária, abertura de abrigos, distribuição de lonas e telhas, além de orientação direta às famílias atingidas. "Em muitos dias com fortes chuvas e ventos, partes do município ficam sem energia ou internet, então, nosso combinado é vir até a prefeitura para iniciar os trabalhos de contingência, abrigo e socorro”, afirmou a prefeita Gislaine Cunha.

A atuação da Força-Tarefa incluiu o mapeamento de áreas críticas, como ruas alagadas e pontos com queda de árvores ou postes, a organização do acolhimento de pessoas e animais, encaminhamento de móveis para locais seguros, assistência a pessoas com necessidades específicas como gestantes e acamados, e a definição de pontos de recebimento de doações.
Todo esse trabalho é realizado com base em um cadastro organizado das pessoas atingidas.
A secretária de Assistência Social de Sombrio, Márcia Teixeira, destacou que a forma de organização do município é resultado de planejamento contínuo e integração entre as equipes. “Estas ações e a forma de organização de Sombrio são fruto de muito trabalho em parcerias. Temos um planejamento que em muitos quesitos é inédito na Amesc”, afirmou.
Gislaine agradeceu aos envolvidos: “Quero agradecer à Defesa Civil, às forças de segurança, aos voluntários e a toda a equipe da Força-Tarefa de Sombrio por mais essa demonstração de preparo. Sabemos o quanto os eventos climáticos têm atingido nosso município nos últimos anos e temos aprimorado, ano a ano, nossas ações e nossa estrutura para proteger vidas, dar respostas rápidas e garantir acolhimento às famílias quando o desastre acontece”, finalizou.