top of page
20336D_BANNER_758-x-187px_menina.gif
  • Foto do escritorJarbas Vieira

Sombrio: Cuidados com a saúde mental abrem campanhas de Saúde


A Prefeitura de Sombrio, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial - Caps -, abre o ano de 2023 com a campanha Janeiro Branco, que há anos é realizada no município para alertar as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde mental.


“Um novo ano se inicia e com ele uma nova oportunidade de escrevermos a história de nossas vidas. É como se fosse uma página em branco para escrevermos inteira. Considero uma das mais importantes campanha de saúde que temos, primeiro pelo período de ano novo, de novas metas, sonhos e realizações. Segundo porque a saúde mental é tão importante quanto a saúde física e cuidar dela é uma necessidade cada vez mais evidente”, comenta a prefeita Gislaine Cunha.


A programação do Janeiro Branco 2023 foi aberta com um Culto Ecumênico ainda em 2022, na Rua Coberta, dia 27 de dezembro. Já nesta terça-feira, dia 3 de janeiro, às 7h, acontece uma caminhada desde a Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua até a Lagoa de Sombrio.


“Toda forma de mobilização e de visualização de nossa campanha é importante para lembrar as pessoas do que estamos realizando. As vezes ao ver nossa caminhada na rua a pessoa tem um estalo de que precisa observar melhor sua saúde mental e, se precisar, pode procurar o Caps, pois a psicóloga Juliana Mengue, coordenadora, e toda sua equipe estão a disposição de todos os sombrienses”, reforça Cleiton Daboit, secretário municipal de saúde.


A programação se estende durante todo o mês. No sábado, dia 14 de Janeiro, o Posto de saúde do bairro Parque das Avenidas terá um Dia D, com práticas integrativas. Todos podem participar.


O mês terá também matriciamento dos médicos clínicos gerais, acompanhando conforme cronograma interno consultas psiquiátricas no Caps. Uma palestra será realizada também para empresários, sobre o dia a dia de suas empresas, seus próprios cuidados com a saúde mental e com a de seus colaboradores.


No dia 27 de janeiro, uma sexta-feira, a partir das 14h, será realizado o piquenique da alegria, para os pacientes do Caps e profissionais de saúde do município. E no dia 31 de janeiro, terça-feira, às 19h30, o encerramento da campanha será com uma Missa na Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua.


“Que seja um ano bom para todos, que possamos reescrever cada dia um novo capítulo nas páginas em branco de nossas vidas e assim, juntos, fazermos nossa vida cada vez melhor”, conclui a prefeita.

Comments


Sombrio saneamento.png
Logo - Sicoob Credija colorida.png
Professoras Jéssica e Kelly.jpg
Toninho.jpg
Dzam.jpg
João Toys.jpg
1103x274_Ceprag (1).png
bottom of page