top of page
20336D_BANNER_758-x-187px_menina.gif
  • Foto do escritorJarbas Vieira

Social de Jacinto Machado prepara ações para o Junho Violeta



Os festivos e já tradicionais encontros podem até estar cancelados, mas a atenção aos idosos não será negligenciada, em Jacinto Machado. Em alusão ao Junho Violeta, a secretaria municipal de Assistência Social prepara ações que fazem referência à prevenção de casos de abusos e violência contra a terceira idade.


Assim como outros grupos sociais com algum nível de vulnerabilidade, a pessoa idosa também está suscetível à violência de uma forma particular. Com o envelhecimento e suas mudanças, o grau de independência e de autonomia de algumas pessoas pode reduzir. Consequentemente, para que sua qualidade de vida se mantenha, idosos podem precisar de auxílio de outras pessoas, familiares ou profissionais, para a realização de atividades do seu dia-a-dia. Este cenário normalmente leva ao aumento de sua vulnerabilidade. “Por maior que seja sua vulnerabilidade, a pessoa idosa tem o direito de ser tratada com dignidade e respeito. E é dentro deste contexto que devemos refletir sobre o conceito de violência contra a pessoa idosa”, explica Cristiani Gomes, coordenadora do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município.


Instituído a partir de 2003 através de legislação federal, o Estatuto do Idoso garante direitos como inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral; ter zelada a sua dignidade e colocando-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.


Em 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Dados do Disque 100 revelam que, só no primeiro semestre deste ano, mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos foram registrados contra o idoso no país. De modo a conscientizar sobre a importância do assunto, uma campanha nacional do Junho Violeta traz o tema ‘Fortalecendo as redes de proteção de direitos’.


Em Jacinto Machado, a equipe do CRAS fará visitas domiciliares aos idosos, gravando e colhendo depoimentos que permitam um maior conhecimento a respeito da necessidade de proteção aos direitos destas pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade. Da mesma forma, entrevistas em meios de comunicação trarão mais informações a todos os cidadãos, de modo que tenham conhecimento e contribuam com a garantia de todos os direitos dos idosos.

Comments


Sombrio saneamento.png
Logo - Sicoob Credija colorida.png
Professoras Jéssica e Kelly.jpg
Toninho.jpg
Dzam.jpg
João Toys.jpg
1103x274_Ceprag (1).png
bottom of page