top of page
  • Foto do escritorJarbas Vieira

Santa Rosa sobe no índice de atendimento e garante mais recursos para Saúde


De 1.4 para 9.17. Esse foi o crescimento de Santa Rosa do Sul no índice de avaliação do Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde que propõe e avalia metas para os atendimentos à população. Entre 2021 e 2022, o município apresentou grande evolução, que resultará no aumento de recursos disponibilizados para investimentos no setor.


Capacitação, desempenho, população e ações estratégicas. Estes são os quatro componentes que determinam quanto será o valor destinado pelo governo federal ao município para investimentos na área da Saúde, através do programa Previne Brasil de financiamento à Atenção Primária. E foi com muita organização, dedicação e responsabilidade administrativa que Santa Rosa do Sul saiu das últimas posições em 2021 para o topo da lista em 2022, sendo o segundo município do extremo sul catarinense com melhor desempenho no programa. “Desde os primeiros meses, tivemos e continuamos tendo muito trabalho a ser feito em Santa Rosa do Sul, em vários setores. Mas, há algumas prioridades que merecem o nosso foco, já que afetam diretamente a qualidade de vida de nossos cidadãos. Ver o município saltar neste índice nos deixa muito orgulhosos”, celebra o prefeito Almides Roberg da Rosa.


O destaque regional no que se refere à Saúde garante um maior montante de recursos para aplicação nos serviços à população, o que deve refletir em mais e melhores atendimentos para 2023. “Para este ano, almejamos melhorar ainda mais. Para isso, já estamos elaborando novas estratégias para abranger um número maior de cidadãos atendidos”, explica a secretária de Saúde, Fernanda Casagrande Mattioli.


Entre as ações, estão reuniões de grupos como hipertensos e diabéticos, gestantes e anti-tabagismo. “É um grande desafio implementar ações de Saúde junto ao SUS (Sistema Único de Saúde), onde a demanda é grande e os recursos são poucos. Mas, seguimos dando o nosso melhor para que as pessoas que precisam destes serviços possam solucionar os seus problemas”, afirmam prefeito e secretária.

Logo - Sicoob Credija colorida.png
Professoras Jéssica e Kelly.jpg
Toninho.jpg
bottom of page