foto: Divulgação
Desde 2014, através da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, foi estipulado nacionalmente o Setembro Amarelo, tendo o dia 10, oficialmente, como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O período é utilizado para o debate em relação ao alto número de suicídios registrados em todo o país. Em Santa Rosa do Sul, os setores de Recursos Humanos, Saúde e Assistência Social prepararam ações para lembrar o tema.
Segundo dados da ABP, anualmente são registrados cerca de 12 mil suicídios no Brasil e mais de 1 milhão no mundo, com registro cada vez maior entre os jovens, muitos deles relacionados a transtornos mentais, como depressão, por exemplo. “Idealizamos algumas ações para levar a discussão às pessoas, para que percebam o quanto a prevenção também é fundamental no que se refere a este tema”, explica Gabriela Serafim, gestora de RH na prefeitura de Santa Rosa do Sul.
Nesta quarta, 1º de setembro, um encontro será realizado no início da manhã entre prefeito e servidores municipais, num ato para marcar o início do Setembro Amarelo. “Consideramos de suma importância debater, conversar sobre a saúde mental e comportamental das pessoas, para que saibam que podem sempre contar com o auxílio de alguém próximo ou de profissionais, para que possam superar por algum momento difícil que estejam vivendo”, salienta o prefeito Almides Roberg da Rosa.
Organizadas em parceria, RH e as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social também farão a decoração dos jardins da prefeitura com girassóis, neste dia 1º. Nas próximas semanas, uma blitz educativa também deve ser realizada para distribuição de folderes e máscaras amarelas. “Uma árvore com galhos secos, simbolizando renovação e mudanças, também será utilizada na prefeitura, onde as pessoas poderão encontrar cartas com mensagens positivas, que poderão levar consigo, como forma de motivação para buscarem esse renascimento”, adianta Gabriela.
Комментарии