top of page
  • Foto do escritorJarbas Vieira

Santa Rosa do Sul e IFC devem receber terras do Estado



Após ida à capital catarinense para acompanhar projetos em fase de aprovação junto ao governo do Estado, prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg da Rosa, se encontrou com o diretor do Instituto Federal Catarinense (IFC), Jorge Luis de Souza Mota, para tratar do andamento de processo em que terras públicas estaduais serão cedidas para serem utilizadas pela administração municipal e instituição de ensino.


Na última quinta-feira, 21 de outubro, diretoria do IFC – campus Santa Rosa do Sul recebeu integrantes da Administração municipal para tratar de temas de interesse de ambas as instituições. Entre eles, detalhes de processo de cessão de uso de terras, que tramita junto ao governo do Estado. “São áreas de terra vizinhas ao IFC, que hoje pertencem ao governo do Estado, mas que serão melhor aproveitadas pelo município e pelo próprio instituto”, comenta o secretário Geral de Governo de Santa Rosa do Sul, Edson de Oliveira Borba, que participou do encontro.


Segundo informaram, parte das terras será utilizada pelo IFC como áreas de estudos, enquanto outras já se encontram ocupadas há décadas pela comunidade de Vila Nova e deverão ser repassadas aos moradores num processo de regularização fundiária daquela localidade. “Mesmo morando ali há mais de 30 anos, os moradores enfrentam dificuldades pra obter financiamentos ou mesmo fazer investimentos para desenvolver a comunidade, já que não possuem a propriedade legal de seus terrenos”, salienta o prefeito Almides.


Durante passagem em Florianópolis, comitiva de Santa Rosa do Sul foi informada de que o governo do Estado pediu urgência no envio de informações e documentação solicitadas, já que pretende concluir a cessão das terras até o final de 2021.


Prefeitura e IFC precisarão enviar ofício ao Estado informando quais as justificativas para o recebimento de três áreas de terras. A partir da cessão, uma comissão será formada entre as duas instituições para garantir a melhor utilização e projetos que tragam desenvolvimento àquela região.

Logo - Sicoob Credija colorida.png
Professoras Jéssica e Kelly.jpg
Toninho.jpg
bottom of page