top of page
  • Foto do escritorJarbas Vieira

Samae terá georreferenciamento em Sombrio



O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Sombrio terá a partir de Julho o Sistema de Georreferenciamento Digital Online para monitorar e melhorar toda sua rede de distribuição de água e coleta de esgoto.


Para isso, a equipe da autarquia municipal participou na manhã desta segunda-feira de um treinamento, realizado no auditório da Prefeitura, com os servidores devidamente distanciados e, todos, de máscara e com álcool gel a disposição para desinfecção das mãos.


A georreferência é uma necessidade antiga e jamais havia sido realizada, desde a saída da Casan, do município, que levou todos os dados consigo. "Hoje nossa georreferência, nosso conhecimento de sistema de canos, de casas com ligações de água e esgoto é todo com o Toni (Antônio Espindola), mais antigo servidor do Samae, mas não podemos em 2020 depender da memória de alguém, sem um cadastro bem feito para atender os cidadãos sombrienses usuários dos nossos serviços”, comentou Ana Paula Medeiros, Gerente Administrativa do Samae de Sombrio.


De acordo com Ana Paula, as equipes de rua também terão um sistema mobile disponível e receberão por ele as indicações dos problemas, podendo a equipe mais perto da ocorrência se deslocar e realizar o conserto. Além disso, todas as redes e referências de material estarão registradas no sistema e receberão alimentação a cada serviço prestado, melhorando a rotina de quem usa o serviço e de quem fornece.

“Com isso, também ganhamos a possibilidade de verificar casas que estão dentro da rede e não têm serviço prestado, podendo oferecer ou de alguma forma reparar erros. Melhoraremos fiscalização dos famosos gatos e, consequentemente, aumentaremos a capacidade de captação de recursos do Samae, podendo lá na frente ampliar nosso sistema de Saneamento Básico que sempre foi um desejo do prefeito Zênio Cardoso e nosso no Samae”, conclui Ana Paula.

Logo - Sicoob Credija colorida.png
Professoras Jéssica e Kelly.jpg
Toninho.jpg
bottom of page