
A reunião organizada pelo líder do Governo, deputado estadual Zé Milton, com os presidentes da Casan, Roberta Maas, do IMA, Daniel Vinicius Netto, prefeitos de Timbé do Sul, Ermo e Turvo, lideranças das cooperativas e trabalhadores rurais, resultou na retomada do processo da Barragem com duas importantes definições, na manhã desta segunda-feira (22).
A primeira é a definição por parte do presidente do IMA de encaminhar a CASAN, nos próximos dias, a data para a realização da audiência pública que é última etapa antes da concessão da Licença Ambiental Prévia (LAP). “Vamos dar prioridade a Barragem do Rio do Salto. Já estou em contato com os técnicos aqui e iremos ver as questões legais e apresentarmos uma data para a CASAN realizar a audiência”, destacou Daniel.
Já por parte da Casan, Roberta Mass, informou, que paralelamente, está acionando o departamento jurídico da Companhia para verificar a legalidade dos questionamentos, por parte de alguns moradores, sobre as indenizações. “Enquanto o IMA realiza seu processo interno para a Audiência, vamos dar celeridade com o nosso jurídico para não atrasar o andamento do processo de retomada da Barragem”, informou a presidente.
De acordo com os prefeitos a reunião teve um encaminhamento positivo, diante da importância do abastecimento de água para a população e agricultura. “Nós tivemos problema de estiagem em 2019, e mantivemos a prioridade de abastecer as pessoas. Mas, nossa região é agrícola e também necessita deste bem tão importante”, comentou o prefeito de Turvo Sandro Cirimbeli e teve o respaldo dos prefeitos de Ermo Paulo Della Vechia e de Timbé do Sul, Beto Biava. “Saio desta reunião com esperança da retomada da Barragem. Tivemos os encaminhamentos bem definidos e com compromisso das lideranças de trabalharem em conjunto”, informou Biava.
Líder do Governo o deputado Zé Milton destacou os mais de R$ 20 milhões já investidos para pagamento de desapropriações e realização de licenças ambientais. “Estamos em constante acompanhamento. Infelizmente não pode ocorrer a audiência pública em 2020, devido as restrições de enfrentamento da pandemia, mas agora com a possibilidade de fazermos de forma virtual, vamos mobilizar as lideranças e comunidade e com nosso gabinete auxiliar o que for necessário para darmos celeridade”, informou Zé Milton.
Participaram da reunião os presidentes da Casan, Roberta Maas, do IMA, Daniel Vinicius Netto, deputado Zé Milton, prefeitos, de Timbé do Sul, Beto Biava, de Ermo, Paulo Della Vecchia, de Turvo, Sandro Cirimbeli e vice Osvaldo de Fávaro, presidente da Coopersulca, Arlindo Manentti, presidente do sindicato dos Trabalhadores Rurais, David Tomazzi Tomaz e técnicos da CASAN, do IMA e demais lideranças .