Um movimento que estava apenas no arco de possibilidades se confirmou ontem, dia 21, com o vereador Jonas D'Ávila (MDB), deixando momentaneamente a secretária de Agricultura e Obras para retornar ao Legislativo e participar da eleição de hoje, dia 22, da Câmara de Vereadores de Sombrio.
Em condições normais, o retorno de Jonas não seria necessário, porém, ele faz parte do pacote de medidas adotadas pelo governo Gislaine para evitar um "racha" e impedir que a oposição ganhe espaço no Poder Legislativo. Como vereador eleito Jonas pode ser votado, diferente do suplente Joelmo Silveira (MDB) que ocupava seu lugar. Trata-se também de um vereador mais alinhado com a prefeita Gislaine, até por conta da convivência quase que diária no Poder Executivo.
Apesar das últimas reuniões, há ruídos dentro da própria base que deixam o resultado da eleição ainda incerto. Há resistência de pelo menos um vereador do MDB ao nome do vereador Rafa Enfermeiro (PL), cotado para ser o próximo presidente. No União Brasil, apesar de o atual presidente Gean Albino ter feito um discurso de despedida do cargo, há um entendimento de que o MDB e PL precisam se acertar para contar com o voto de Gean, que seria o sexto do bancada. Caso o acordo não ocorra, não está descartada a hipótese de Gean tentar a formação de uma outra chapa.
É preciso aguardar até o prazo final para inscrição das chapas, 30 minutos antes da sessão, para saber quem conseguiu atingir seu objetivo.