Bons governos são reconhecidos pela população. Este é o caso da gestão do prefeito de Jacinto Machado, João Batista Mezzari, o Gaiola (MDB), reeleito com grande vantagem na eleição do último domingo. E a expressiva votação era esperada, mas havia quem duvidasse. Durante a campanha, um militante do partido me perguntou se achava que a diferença seria tão grande, pelo fato de estar acostumado com disputas mais acirradas no Município. As pesquisas diziam isso, mas até ele desconfiava de tamanha vantagem. Respondi que sim, e de fato aconteceu.
Ao PP, que foi derrotado, a eleição valeu apenas para que o partido não deixasse órfão aquele filiado que queria votar no 11. Pois, a vitória de Gaiola era bastante previsível. Entre o final e o início do ano foi cogitada uma possibilidade de o PP vir a ser vice de Gaiola e praticamente formar uma chapa única, como ocorreu em São João do Sul. Os progressistas descartaram a ideia.
À longo prazo a recusa pode fazer sentido, desde que a professora Terezinha continue com o projeto. Em 2024, Gaiola não poderá ser mais candidato. Mas, se a ideia era ser vencedor deste pleito, a única forma viável seria compor com o MDB. A reeleição de Gaiola se encaminhou durante sua gestão: técnica e realizadora. Só não percebeu, quem não quis.
Comentários