PSD trabalha para governar mais uma grande prefeitura de Santa Catarina!
- Jarbas Vieira
- 4 de ago. de 2023
- 1 min de leitura

O PSD catarinense ostenta com orgulho o título de partido que governa para mais catarinenses na esfera municipal (mais de 2 milhões). O portifólio de prefeituras não saiu diretamente da eleição de 2020, onde a sigla teve um desempenho mediano, mas de um trabalho de construção e do aproveitamento de oportunidades que foram surgindo ao longo dos últimos anos, como a posse de Topázio Neto em Florianópolis, após a renúncia de Gean Loureiro (UB) e a recente vinda de Clésio Salvaro, de Criciúma, que engordaram, e muito, essa conta.
Na próxima segunda-feira, dia 07, mais uma grande cidade do Estado pode ser governada pelo partido. Trata-se de Tubarão, onde a Câmara de Vereadores fará uma escolha indireta para cumprir o mandato tampão após a renúncia de Joares Ponticelli (PP), denunciado na Operação Mensageiro. O atual presidente da Casa, Jairo Cascaes (PSD), será candidato tendo como vice o também vereador Moisés Nunes (PP). Por enquanto, não há notícia de uma outra chapa consolidada o que ainda pode acontecer.
A turma do deputado Júlio Garcia está mobilizada para não perder esta rara oportunidade. Político tradicional da cidade, Cascaes teria um ano como prefeito para consolidar um projeto de candidatura a reeleição, onde teria como eventual adversário o atual secretário da Casa Civil, Estener Soratto (PL), já apontado como favorito para o próximo ano. Se PSD e PL vislumbram estar em trincheiras opostas na eleição para o Governo do Estado, em 2026, a melhor estratégia é ganhar terreno até lá, consolidando territórios já em 2024.