As tratativas para a eleição da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Sombrio foram deflagradas. A escolha, por voto aberto, ocorrerá na última sessão ordinária do ano que ainda não tem data marcada.
O atual presidente da Casa, Gean Albino (UB), está buscando os votos necessários para permanecer por mais um biênio a frente do Legislativo, com possibilidade de o período ser dividido com outro parlamentar. Porém, não trata-se de uma tarefa simples: Nos bastidores, somente na base do governo Gislaine há informação do interesse do MDB na presidência, ainda sem um candidato definido, e também do PL, através dos vereador Rafael Enfermeiro. No caso do MDB, que tem três vereadores, os possíveis candidatos são Chico do Maracujá e Ademir Cardoso, o Dimi. Joelmo Silveira, por ser suplente, não pode se candidatar. Ele ocupa a vaga de Jonas D'Ávila, atual secretário de Agricultura e responsável também pela secretaria de Obras.
O União Brasil poderia buscar os votos na oposição. Há interlocutores e espaço para o diálogo. Para isso, teria que ofertar os demais espaços da Mesa ao Progressistas, que tem quatro parlamentares. Faltaria, neste caso, o sexto voto que viria a ser do vereador Adriano Magrão (PRTB) que também precisaria embarcar no projeto. Obviamente, não se pode descartar o interesse do PP no importante cargo, que pode se beneficiar de uma eventual ruptura do grupo que elegeu a atual mesa diretora.
A prefeita Gislaine Cunha observa a situação com atenção, articulando para que a eleição não afete sua governabilidade para a segunda metade de seu mandato.
Comments