Em 2023 o deputado estadual Zé Milton (PP) mergulhou nas articulações para a eleição da presidência da Assembleia Legislativa. Por muito pouco não conseguiu o feito. Em determinado momento chegou a ter 18 dos 21 votos necessários. Em 2025, o assunto voltará a tona, mas diferente do pleito anterior, Zé Milton pode tentar a conquista com apoio do deputado estadual Júlio Garcia (PSD), principal articulador da Alesc.
É sabido no Legislativo que Júlio buscará a presidência e que tem pretensão de candidatar-se a deputado federal. O projeto é semelhante ao do deputado sombriense. Entretanto, na conjuntura estadual, o PSD busca confirmar o apoio do PP na disputa do Executivo em 2026, tendo o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, como pré-candidato. Neste contexto, uma composição Júlio (presidente) e Zé Milton (vice) para a mesa-diretora possa ser uma alternativa para deixar o PP mais alinhado ao projeto governamental.
De repente, Júlio poderia renunciar em 2026 e fazer de Zé Milton presidente. Com o comando do Alesc, o ex-prefeito de Sombrio poderia repensar sua candidatura a federal e deixar o caminho mais aberto para o parlamentar do PSD. Hipóteses que não podem ser desconsideradas.