Prefeitura de Sombrio buscou dados no setor econômico para se posicionar a respeito do levantamento da Amesc que apontou uma perda de quase 11% neste ano. São 698 pessoas a menos com carteira assinada se comparados os anos de 2019 com 2020.
A pandemia explica grande parte dessa perda. Muitos pequenos negócios foram afetados. Alguns setores (eventos) estão completamente parados. A maior perda, porém, segundo o levantamento, foi na Indústria, um sinal de que este setor merece uma atenção especial.
Segundo informações da Prefeitura, o Município aposta na geração de até 450 novos empregos que serão feitas por duas empresas. Uma de fora, com negociação adiantada e uma local, que ampliará sua capacidade. Porém são números que precisam ser confirmados e que não devem se consolidar neste ano.
Um dado positivo foi quanto a geração de novas empresas no Município. Mais pessoas passaram a empreender. Em 2019, os sombrienses criaram 327 novas empresas de janeiro a julho. Neste ano, no mesmo período, foram 390 novas empresas registradas.