Com o novo alerta da Defesa Civil para a formação de um ciclone extratropical na região, aliado à chuvas fortes e persistentes, o Grupo de Ações Coordenadas se reuniu nesta tarde de ontem (11), na Prefeitura Municipal de Sombrio, para traçar um plano de contingência, em caso de necessidade.
Participaram da reunião, a prefeita Gislaine Cunha (MDB), secretário de Agricultura e Obras, Jonas D'ávila (MDB), representantes da assistência social, Defesa Civil, Departamento de Trânsito de Sombrio, engenheiros, Polícia Militar e gestores de outros departamentos municipais
.
O diretor da Defesa Civil de Sombrio, Alessandro Tavares, falou sobre as previsões de chuva persistente desde ontem e fortes ventos durante a manhã de quinta-feira. Após, haverá uma queda intensa da temperatura. A equipe debateu as possíveis ações a serem realizadas, caso as previsões se concretizem.
Nas últimas ocorrências registradas na região, Sombrio não foi atingido, mas ainda assim, há um intenso trabalho preventivo realizado rotineiramente com a limpeza de bueiros e drenagens de valos.
No entanto, equipes estarão em prontidão, organizando alojamentos, alimentação e transporte para o caso de emergências, com apoio de igrejas e outros voluntários.
As recomendações da Defesa Civil para os próximos dias são:
-Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;
-Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;
-Cuidado com crianças, idosos e animais próximos aos rios e ribeirões;
-Se afaste de postes e árvores;
-Fique atento às rachaduras em muros ou paredes.
Em caso de emergência, ligue 199 para a Defesa Civil e 193 para o Corpo de Bombeiros.
Comments