
Preparar para o futuro e, ao mesmo tempo, recompensar os esforços educacionais. Estes são alguns dos motivos que levaram o governo de Santa Rosa do Sul a firmar parceria para oferta de bolsas de estudos integrais a alunos da rede municipal para um curso de idiomas com duração de um ano e meio, permitindo a formação de jovens do ensino fundamental com mais uma capacitação. Neste projeto piloto, os primeiros participantes foram selecionados devido o seu bom desempenho escolar.
A Administração Municipal, através da secretaria municipal de Educação, firmou parceria com a Max – Instituto Internacional de Idiomas para a execução de um projeto que vai formar alunos do ensino fundamental da rede municipal em um curso de língua inglesa. Na última quinta-feira, 12 de agosto, prefeito Almides Roberg da Rosa, secretária de Educação Cleonice D'avila da Cunha Pereira e representante do Instituto Max reuniram-se com alunos selecionados, seus pais e responsáveis para o início das atividades do projeto. “Acredito tratar-se de um projeto que pode trazer ótimos resultados na vida destes alunos, permitindo que estejam ainda mais preparados para um futuro profissional em que falar inglês pode fazer uma grande diferença”, explanou o prefeito Almides.
De acordo com a secretária Cleonice, são 16 alunos beneficiados neste projeto piloto, selecionados entre os com melhor rendimento nos 8º e 9º anos do ensino fundamental da rede municipal. Os cursos, em formato EAD (Educação à Distância) tiveram início na última semana e terão duração de 18 meses. “Sendo um projeto piloto, vamos acompanhar o seu andamento e, diante de bons resultados, certamente poderá ser ampliado e beneficiar mais crianças do nosso município”, explica a secretária.
Em comum acordo com pais e responsáveis, as aulas acontecerão sempre aos sábados e os alunos acompanharão a partir de suas casas. “O curso abordará a gramática da língua inglesa, mas será focado na conversação, permitindo que eles consigam se comunicar da forma correta, em inglês”, informou o representante do Instituto Max, Jeferson Anjus.
Segundo descreveu Jeferson, o curso será ministrado por professores brasileiros especializados e terá também intercâmbio com professores nativos (norte americanos).
Pais e responsáveis se mostraram satisfeitos com a oferta do curso, que tem como regra a frequência constante dos alunos selecionados.