De volta após viagem à Brasília, o prefeito de jacinto Machado, João Batista Mezzari, o Gaiola (MDB) se inteirou dos detalhes a respeito da enxurrada que atingiu a região dos Pinheirinhos na última quarta, dia 6. Acompanhado de agentes da Defesa Civil, ele sobrevoou as comunidades e as encostas da Serra Geral para dimensionar os estragos causados.
Após intenso trabalho de todo o maquinário das secretarias municipais de Obras e de Agricultura, todos os acessos principais às comunidades foram restabelecidos até a tarde desta sexta, restando apenas cinco famílias com acesso prejudicado nas encostas da serra, onde tiveram início os danos causados pela força das águas. “Mantivemos contato com as famílias e garantimos que estão bem e sem necessidades emergenciais”, informou Everton Borba Teixeira, coordenador municipal da Defesa Civil.
Com apoio do SAER (Serviço Aeropolicial de Fronteira) da Polícia Civil de Santa Catarina, o prefeito Gaiola e os coordenadores municipal e regional da Defesa Civil sobrevoaram as áreas atingidas e verificar também as encostas da Serra Geral, visualizando o nível de atenção quanto a possíveis desmoronamentos que possam trazer maior preocupação às comunidades próximas. “Felizmente, não tivemos o registro de vítimas em mais uma intempérie climática que atinge a nossa região, mais especificamente Jacinto Machado e a nossa vizinha Timbé do Sul. Foram muitos danos à infraestrutura viária. Conseguimos remediar a situação no momento, com o restabelecimento dos acessos, mas o trabalho para normalizar a vida da população ainda levará muito tempo e demandará de muitos recursos”, declarou o prefeito Gaiola.
Os trabalhos da administração municipal e de empresas de energia elétrica e internet seguem avançando na região, de forma a atender as necessidades dos moradores das comunidades atingidas.