Pré-candidatos do Sul quebram "rótulos" da política nacional!
- Jarbas Vieira
- 7 de jul. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de jul. de 2022

Eleições para o Poder Legislativo geralmente são marcadas pela diversidade. Há candidatos para todos os gostos. Entretanto, duas pré-candidaturas do Sul a Assembleia Legislativa chamam a atenção por quebrarem paradigmas da política nacional.
"Reza a lenda" que todo o professor é de esquerda. Por óbvio há uma grande parcela de docentes que não se envolvem com política e também os que não se identificam com os chamados polos do campo democrático. Porém o mais comum é que os representantes da classe que buscam um cargo público tenham esse viés. O pré-candidato do PL, Professor do IFC-Sombrio, Alex Wehrle, é uma destas exceções, e faz inclusive menção disso com o movimento Professor de Direita, que inclusive já apresentou pessoalmente ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
No sentido oposto, principalmente nos dias atuais, percebe-se uma identificação dos setores da segurança com a direita. A quantidade de servidores que se elegeu no último pleito por este campo foi considerável. É aí que se destaca a pré-candidatura do policial civil, lotado em Sombrio, Glauter Soares, pelo PT. Defensor das causas das minorias, Glauter concorreu na eleição de 2020 fazendo mais votos que alguns dos eleitos. Não teve sucesso por conta da legenda. Na pré-campanha tem dito que pretende ser um elo com o Governo Federal, em caso de vitória do ex-presidente Lula (PT).
Os casos em tela mostram o quão rica é a nossa democracia e aumentam o leque de opções para que o eleitor faça a sua escolha de forma consciente. Para a dupla, o fato de divergirem do senso comum pode ser o diferencial para suas campanhas.