O julgamento da ação que pedia a cassação do mandato do senador Jorge Seif (PL) foi suspenso ontem (26) e será retomando na sessão do dia 7 de novembro do TRE. A pausa se deu pelos pedidos de vistas dos juízes William Medeiros de Quadros, Sebastião Ogê Muniz e Ítalo Mosimann e Jefferson Zanini. Antes, Seif comemorou os votos pela improcedência da ação proferidos pela relatora Maria do Roccio Luz Santa Rita, acompanhada do juiz Otávio José Minatto. Com isso, o senador precisa de pelo menos mais dois votos para manter o cargo.
A ação é de autoria da coligação Bora Trabalhar (PSD, União Brasil e Patriota), que teve o ex-governador Raimundo Colombo como candidato ao senado em 2022. Ele ficou na segunda colocação. O processo pede a cassação por abuso de poder econômico e uso indevido da estrutura das Lojas Havan, do empresário Luciano Hang, na campanha.
Nos bastidores acredita-se que o TRE não deva acolher a tese da ação, entretanto a esperanças dos autores, bem como o temor dos réus, estaria no TSE, que tem sido rigoroso em casos semelhantes.
Opmerkingen