A Secretaria de Assistência Social de Sombrio, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, promoveu na tarde de ontem, dia 10, a palestra “Violência doméstica e familiar contra a mulher". O auditório da Câmara de Vereadores de Sombrio ficou repleto de servidoras públicas sombrienses, atentas às orientações.
A psicóloga Arliane Bretz foi uma das palestrantes, que iniciou explicando à plateia os cinco tipos de violência cometidos contra as mulheres - física, patrimonial, sexual, moral e psicológica, além de suas subjetividades. Ela ainda enfatizou que a violência não é uma forma de educação ou de amor, como já foi apregoado. “É preciso quebrar o ciclo da violência. As mulheres não estão sozinhas. Existe apoio e saída e o Cras está à disposição das vítimas”, disse.
Os dados apresentados na palestra apontam que no estado de Santa Catarina, foram expedidas mais de 23.300 Medidas Protetivas no ano de 2022 e até a primeira semana de agosto, foram 14.215. O estado registrou ainda 56 feminicídios em 2022 e outros 30 neste ano.
A palestra é parte das ações do Sombrio Por Elas - Agosto Lilás, uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a realidade da violência contra a mulher. Outra ação é o Grupo Despertar, que oferece suporte emocional e jurídico às mulheres vítimas de violência. Esse grupo, composto por profissionais especializados, atua acolhendo, informando e empoderando as mulheres que enfrentam situações abusivas em suas vidas.
A Secretaria de Assistência Social salienta que o Agosto Lilás é um período de conscientização, mas que as ações de combate à violência contra a mulher acontecem durante todo o ano. A próxima palestra será na no dia 17 de agosto, às 13h30, na Câmara de Vereadores de Sombrio. Para participar do Grupo Despertar, basta informar pelo WhatsApp 48 - 99143 8507.