Padre Antônio Vander receberá a Comenda do Legislativo Catarinense
- Jarbas Vieira

- há 8 horas
- 2 min de leitura

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) realizará a entrega da Comenda do Legislativo Catarinense ao padre Antônio Vander, na próxima segunda-feira, dia 8, às 19 horas, durante Sessão Solene na Alesc, em Florianópolis. A honraria é a mais alta concedida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina e reconhece personalidades que contribuem para o desenvolvimento social, cultural e espiritual do Estado.
A homenagem celebra a trajetória de liderança e transformação exercida pelo sacerdote no sul catarinense. Reitor do Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, agora Basílica Menor, e ecônomo da Diocese de Criciúma, padre Antônio Vander destaca-se pela capacidade de mobilizar comunidades através da fé.
De acordo com o deputado Rodrigo Minotto, a comenda representa um gesto de gratidão a quem dedica a vida a servir o próximo. “O padre Antônio Vander é um exemplo de superação e liderança. Homenageá-lo com a Comenda do Legislativo é reconhecer o padre que, com sua fé e trabalho, coloca a Região Sul em evidência”.
Para o homenageado, o sentimento é o de reconhecimento. “Não é apenas um título, e sim o reconhecimento pelo trabalho e pela dedicação, implicando, nisso, um olhar de que o esforço valeu a pena, de que valeu ter enfrentado. Que o bem que se faz sempre fará ecoar em algum lugar”, afirma o padre.
Sobre o homenageado
Natural de Sombrio, nascido em 1979, Antônio Vander superou prognósticos médicos severos que marcaram sua história e vocação. Após a ordenação sacerdotal, ganhou notoriedade pela mobilização de fiéis em reformas e construções de igrejas. O ponto alto de sua trajetória é a obra do Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara, complexo que recebeu recentemente do Vaticano o título de Basílica Menor.























