
Recentemente divulguei neste espaço a troca que ocorrerá na secretaria de Saúde de Sombrio, com a volta do vereador Rafael dos Santos (PL) para o cargo que já ocupou no início do mandato da prefeita Gislaine Cunha (MDB). Apesar de decidida a mudança ainda não ocorreu, talvez pelo fato que não será a única no colegiado da emedebista.
Ao que tudo indica, outras secretarias passarão por trocas, um assunto que acaba sendo recorrente nos bastidores políticos, gerando diversas especulações. Na Educação, há uma campanha forte de lideranças do MDB para o retorno de Graziela Caetano da Rosa Schwrtzhaput, antecessora da atual, Rita de Cássia da Silva Costa. Entretanto, o comando do partido ainda avalia os prós e contras dessa troca.
Ainda no MDB, há o entendimento de que o secretário Jonas D´Ávilla não deva mais comandar as Pastas de Agricultura e Obras, simultaneamente. A tendência é que outro nome, também com potencial de votos, seja escalado para assumir uma das duas secretarias e projetar-se para a eleição proporcional.
Também de acordo com informações obtidas pelo site, houve uma oferta para que o União Brasil indicasse um nome para a secretaria de Assistência Social, deixando vaga a pasta de Turismo e Desenvolvimento Econômico. O partido teria recusado a troca, mas o simples fato de haver a oferta é um indicativo de que a atual secretária, Márcia dos Anjos, pessoa muito próxima da prefeita Gislaine, seja indicada para uma nova função.
Por fim, mas não menos importante, a secretaria de Administração e Finanças, atualmente ocupada por Márcio Abatti, também pode passar por mudanças. O setor inclusive é o que tem o maior número de possíveis indicados com pelo menos três nomes de maior destaque. Pelo MDB fala-se no ex-vereador Lucas Tadeu Coelho e também no ex-secretário José Sidnei Januário, o Zezé. O terceiro nome seria do PL, e também já passou pela secretaria no governo do PP. Trata-se de Jeferson Raupp, que recentemente assumiu função na executiva do partido.
Como o assunto é melindroso, a prefeita Gislaine tem dedicado conversa e paciência para a tomada de decisão. Talvez, nem todas as trocas acabem vingando, ou, novidades venham a surgir. Porém, os nomes apresentados são os que circulam com maior força.