A execução da adutora de água tratada, que traz benefícios imediatos à população de Balneário Gaivota, foi realizada em tempo recorde pela Gaivota Saneamento. Iniciada em outubro e com previsão de ser finalizada em 15 de dezembro, foi concluída no dia 1º/12. A concessionária investiu recursos próprios na ordem de R$ 1,2 milhão em tubulações, locação de retroescavadeira, mão de obra e repavimentação de lajotas e asfalto. A obra atenderá as necessidades do município durante os próximos 50 anos.
Com a melhoria, será maior a vazão de água e a pressão média disponível passa de 22m.c.a (Metros de Coluna D’Água) para 30m.c.a. Com isso, a Estação de Tratamento de Água (ETA) pode aumentar sua capacidade, injetando 50 mil litros de água por hora na rede de distribuição de toda cidade. Uma das principais consequências desse avanço é garantir uma oferta maior de água no período de temporada, quando o consumo aumenta consideravelmente.
“A nova tubulação vai trazer um ganho no abastecimento de água para todos os bairros de Balneário Gaivota, principalmente o Bairro Jardim Ultramar, beneficiando diretamente os cerca de 50 mil habitantes e turistas nessa época de festas de fim de ano”, destacou o superintendente da Gaivota Saneamento, Gian Scandolara.
Nesta primeira etapa, foram executados 1.200 metros de assentamento de redes adutoras de diâmetro nominal de 400mm, em substituição à existente, de 150mm. Em outros trechos, o diâmetro foi ampliado para 200mm. Também foi realizada uma espera para a ampliação futura nos bairros Turimar, Santa Fé e Village Dunas. Após a temporada de verão, em março, a Gaivota Saneamento fará mais 5,5km, para atender no Jardim Ultramar até a 8º avenida, além dos bairros Turimar, Brilhamares, Santa Fé e Villa Dunas.
Boa parte do trabalho foi realizado em horário noturno para evitar a falta de água durante o dia, nos horários de maior consumo. “Foi uma obra extensa e complexa, que envolve grandes tubulações de 400mm, passando por vias movimentadas do município, ligando a estação de tratamento às redes de abastecimento existentes. Porém, nossas equipes se mobilizaram para realizá-la em tempo recorde. A parceria entre empresa privada, poder público e sociedade é fundamental para o crescimento conjunto”, ressaltou o superintendente.