top of page

Obra de Salvio Daré é doada à prefeitura de Jacinto Machado

  • Foto do escritor: Jarbas Vieira
    Jarbas Vieira
  • 12 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura


Na tarde desta sexta-feira, 9 de julho, o governo de Jacinto Machado foi presenteado com a obra de um ilustre cidadão do município, reconhecido nacional e internacionalmente por sua arte. Doado à administração pública, um dos quadros de Salvio Daré passará a integrar o acervo do Museu Histórico Municipal.


Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Espanha, Equador... A trajetória do pintor e desenhista Salvio Daré, nascido em Jacinto Machado no ano de 1963, se confunde com a própria história da arte moderna brasileira. Renomado principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro, com exposições no MASP, Pinacoteca de SP, Galeria Centro Empresarial/RJ e Centro Cultural/SP, o artista teve suas obras figurando até mesmo em grandes sucessos da Rede Globo, como a novela Meu Bem, Meu Mal (1990).


Ícone da arte latino-americana



Nascido no ano de 1963, em Jacinto Machado, o pintor e desenhista Salvio Daré formou-se em Comunicação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Ao longo de sua formação no mundo da arte, recebe orientação de artistas renomados, como Luiz Pizarro e Charles Watson. Teve como principal mercado o eixo Rio-São Paulo, mas suas obras foram expostas por todo o Brasil e fora dele, principalmente entre as décadas de 1980 e 1990.


Falecido em agosto de 1996, aos 33 anos, sua carreira foi objeto de estudo em cursos universitários de arte, sendo considerado como tendo sido uma das maiores promessas da pintura latino-americana.


Suas produções foram analisadas antes e depois de sua morte por importantes críticos de arte, despertando grande interesse de colecionadores e de marchands (comerciantes de obras de arte). Estima-se que, ao seu falecimento, cerca de 600 produções em madeira, lona e papel tenham sido catalogadas.


Em 2006, dez anos após sua morte, Salvio Daré foi homenageado em uma exposição no 9º Salão Nacional Victor Meirelles, no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), em Florianópolis.


Memória do artista


Com a cultura da pintura pouco difundida na região, estima-se que muito de seu trabalho se perdeu, assim como sua própria história como artista. Mas, na última semana, um empresário portador de algumas peças do artista realizou uma doação anônima ao governo municipal, para que seja mantida a lembrança de um cidadão de Jacinto Machado que representou o município nacional e internacionalmente com seu dom artístico.


“É uma história que merece ser conhecida e reconhecida em nosso município. Ficamos felizes em receber esta doação e saber um pouco mais a respeito de Salvio Daré”, comentou o prefeito João Batista Mezzari, Gaiola.


O quadro, que esteve presente na sua primeira exposição individual, em junho de 1989, na Galeria Centro Empresarial Rio, no Rio de Janeiro, estará exposto no Museu Histórico Municipal de Jacinto Machado.

 
 
Sombrio saneamento.png
Logo - Sicoob Credija colorida.png
Pedal Ceprag.JPG
LOGO JV 2024.png
LOGOS.png
Jarbas Vieira 2016 - Todos os direitos reservados - Sombrio (Santa Catarina)
Administrado por J Vieira Comunicação LTDA

Contato: (48) 99966-5326 / e-mail: jarbasjornalista@gmail.com

 
bottom of page