Diante de intempéries climáticas cada vez mais severas que atingem o extremo sul catarinense, todas as formas de prevenção a prováveis desastres que possam a acometer locais com grande concentração de pessoas são bem vindas a qualquer município. Em Santa Rosa do Sul, uma obra de contenção vai garantir a segurança tanto de alunos e profissionais de uma escola quanto frequentadores de igreja e praça pública.
Está entrando em fase final a construção de um talude de concreto armado na comunidade de Jaguarari, em Santa Rosa do Sul. O objetivo da obra é evitar possíveis deslizamentos de terra em uma área de morro em que estão localizadas uma escola de ensino fundamental e a igreja locais. “É uma área íngreme localizada logo atrás da escola, algo que vinha nos preocupando. Desta forma, nossa equipe de engenharia criou o projeto e obtivemos recursos através da Defesa Civil para a execução”, informou o prefeito Almides Roberg da Rosa.
De acordo com os engenheiros, para a construção do talude foram utilizados dois mil quilos de aço, 246 estacas e concreto de alta resistência, o que vai impedir o acúmulo de água no solo e, consequentemente, possíveis deslizamentos.
A obra teve um investimento de mais de R$ 300 mil. Além do talude de cerca de 90 metros, foram construídas também canaletas para direcionar o fluxo de água da encosta, assim como está sendo feito todo o fechamento da área escolar com muro e um portão de acesso para a sua manutenção.