top of page
BR-0001-24-BANNER-758x187.gif
  • Foto do escritorJarbas Vieira

OAB Subseção de Sombrio comemora participação no projeto “O crush perfeito”!



O trabalho da OAB (Ordem dos Advogados de Sombrio) vai muito além das questões relativas a classe. Um bom exemplo disso foi a participação da Subseção de Sombrio no projeto “O crush perfeito” do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que visa demonstrar os primeiros sinais de um relacionamento abusivo na adolescência, para ajudar na identificação e prevenção da violência doméstica.


O trabalho, liderado pela Juíza Lívia Borges Zwetsch Beck, da Comarca de Sombrio, foi realizado em seis escolas da Comarca com palestras e conversas com os adolescentes. Atendendo a um convite da juíza, a OAB convocou duas comissões para participar do projeto: A Comissão da Criança e do Adolescente com a advogada Maiara Mateus do Nascimento e a Comissão OAB vai a Escola com as advogadas Jéssica Batista Generoso, Ligia Mara Beckauser, Nakita Suzana de Freitas Tiskoski e

Ághata July Goularte Patrício. A coordenação das comissões foi das advogadas Aline Wilchen Remedy e Bruna Pereira Gomes de Souza.


De acordo com Bruna, a receptividade dos jovens e o interesse sobre o assunto demonstram a importância do projeto. "Em todas as escolas fomos bem recebidas. O nome “Crush perfeito” e a abordagem sobre relacionamentos chama muito a atenção deles, e a forma como trabalhamos como um bate papo onde eles participam, dão risadas, e na hora que é tratado sobre a questão mais séria eles também entendem e realizam perguntas pertinentes, também gostam do questionário que tem na cartilha que entregamos a eles, que é para identificar os sinais se você está em um relacionamento abusivo”, comenta.



A abordagem descontraída é outra característica do projeto. “Acaba no final sendo uma conversa onde tratamos de um assunto sério de forma leve e fácil de entender, onde todos percebem a gravidade e os danos que um relacionamento abusivo pode causar a uma pessoa. Quando perguntamos: quem tem ‘crush’ aqui? é aquela festa, mas quando perguntamos será que um sapo vira príncipe? Eles também entendem a mensagem que deixamos! Então é importante levar informação para quem está nessa idade, onde iniciam os relacionamentos para que eles saibam que é necessário ajudar quem está passando por isso e que há meios para detectar os primeiros sinais e evitar grandes problemas”, explica Bruna.


Para ela, apesar do foco no adolescente, a palestra serve para todos. “Pois se eu não tenho um ‘crush’ conheço alguém que tem e que pode estar em um relacionamento abusivo, onde posso ajudar esta pessoa! Pois é muito mais difícil para a pessoa que está dentro do relacionamento abusivo ter clareza para perceber. Eu gostei muito de ter a oportunidade de participar e contribuir de alguma forma para a sociedade”, completa.


Um e-mail da Juíza Lívia é disponibilizado para que os jovens possam denunciar casos, até mesmo de parentes que estejam passando por situação de violência doméstica, ou estejam em um relacionamento abusivo.


O arquivo com o material trabalhado com os estudantes, que demonstra os sinais de relacionamentos abusivos, também está a disposição.



cartilha_crush_perfeito
.pdf
Download PDF • 304KB

Logo - Sicoob Credija colorida.png
Professoras Jéssica e Kelly.jpg
Toninho.jpg
bottom of page