top of page
758 x 187.jpg

O exemplo de Praia Grande na prevenção de problemas ocasionados pela chuva!

  • Foto do escritor: Jarbas Vieira
    Jarbas Vieira
  • 20 de nov. de 2023
  • 1 min de leitura


Tendo por base as fortes chuvas de junho em Praia Grande, o volume acumulado na última semana foi bastante semelhante. Num período de 24 horas foram contabilizados 202 mm de água, número maior que a maioria das cidades do Estado que não romperam a casa dos 200 mm. Desta feita porém, o número de afetados pelas cheias foi bem menor, graças aos investimentos feitos pela gestão do prefeito Elisandro Fanica (PP), com recursos oriundos do Governo Federal.


Fanica usou os R$ 4,6 milhões recebidos da União, após a última enchente, para fazer obras de prevenção, com a colação de gabiões nas margens dos rios. A medida, somada aos trabalhos de desassoreamento, foi fundamental para diminuir os impactos desta chuva. Em Via Rosa, por exemplo, a contenção foi vital para que o rio não saísse do leito.


É preciso enaltecer a celeridade com que os recursos federais chegaram a cidade dos Canyons. A título de comparação, os R$ 3 milhões prometidos pelo Governo do Estado para as obras de recuperação após a cheia de junho ainda não vieram, mesmo com a maior proximidade geográfica dos entes. Da mesma forma, é preciso valorizar como os recursos federais foram empregados pelo Município, que poderia fazer algo mais barato, paliativo, e dar destinos mais vistosos ao montante. Investir em prevenção faz a diferença.

 
 
Sombrio saneamento.png
Logo - Sicoob Credija colorida.png
LOGO JV 2024.png
LOGOS.png
Jarbas Vieira 2016 - Todos os direitos reservados - Sombrio (Santa Catarina)
Administrado por J Vieira Comunicação LTDA

Contato: (48) 99966-5326 / e-mail: jarbasjornalista@gmail.com

 
bottom of page