Quem acompanhou a entrevista coletiva, ou, o discurso do governador Carlos Moisés (Rep), em sua recente passagem pela região, percebeu que o mandatário está com o argumento "decorado" para convencer o eleitor a continuar no cargo. Bem amarrado, o discurso exalta as virtudes de seu mandato além de "espetar" prováveis adversários.
Moisés inicia com a argumentação de que arrumou a Casa e quitou dívidas consideradas "impagáveis", como a da Saúde, que beirava a R$ 1 bilhão. Isso, segundo ele, explicaria o início mais tímido de seu governo. Depois, com a revisão de contratos e sua dinâmica de trabalho imposta, os recursos começaram a aparecer e os convênios com os municípios foram celebrados, segundo ele, muito antes do Plano 1.000, alvo de críticas por parte de seus opositores. O governador fez um comparativo com os empréstimos feitos pelo ex-governador, Raimundo Colombo, para o Fundam, especialmente nos valores investidos em segurança. "Os carros adquiridos já estão em desuso e precisam de substituição, assim como os armamentos e o componentes balísticos, e nós ainda estamos pagando pela dívida feita. Em nosso mandato estamos reequipando as forças de segurança com recursos próprios, ou seja, aplicando os recursos gerados pelos catarinenses, sem deixar dívidas", argumentou.
Para o senador Jorginho Mello, candidato do Bolsonarismo em Santa Catarina, o recado foi mais sutil. "Nós somos um governador colaborativo, inclusive desafio que encontrem um Estado que mais colaborou com a União como o nosso, alocando inclusive recursos para obras federais, como os R$ 15 milhões para a BR-285", salientou, tentando passar ao eleitor a mensagem de que é aliado e não adversário do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ao que se percebe, se a eleição fosse hoje e apenas entre prefeitos, vices e vereadores, Moisés venceria no primeiro turno. Entretanto é o eleitor comum quem decide o pleito. Mas, não há como negar de que o governador terá o que mostrar durante a campanha. Com um time considerável de cabos eleitorais, pulverizados pelo Estado, suas chances de vencer o pleito são bastante consideráveis.