Um domingo diferente, de valorização da atividade agrícola e de uma tradição rural. Este foi o resumo do encontro de Carros de Boi promovido pelos proprietários em parceria com a prefeitura de São João do Sul, ontem (12), no Morro do Mané Joca.
Além de valorizar o trabalhador rural, a prefeitura objetivou motivar os proprietários do tradicional veículo de trabalho para uma meta. Quebrar o recorde nacional de carros de boi num mesmo encontro, a ser realizado na Festa do Colono de 2023. Para isso são necessários 215 carros. "Em festas anteriores já tivemos 180 carros desfilando. Estamos próximos dessa marca e queremos motivar os grupos que já fazem encontros regularmente a quebrar esse recorde", comenta Diego de Melo Herr, responsável pelo departamento de Cultura, Turismo e Meio Ambiente.
Para o prefeito de São João do Sul, Moacir Teixeira, independente do recorde, é importante manter a chama dessa tradição acesa. "Somos um dos poucos municípios da região que temos essa quantia de carro de boi. E o nosso agricultor explora isso. A cada ano aumenta o número dos encontros e nós temos que valorizar", explica.
O presidente da CEPRAG, Patrique Alencar Homem, também prestigiou o encontro. "A cooperativa valoriza as particularidades de cada município e São João do Sul tem esse destaque da cultura de carro de boi e não poderíamos deixar de participar desse evento", disse.
Um dos carros participantes chamou a atenção por ter duas mulheres no comando. Aline Jaqueline, da comunidade Bella Vista, conduziam o veículo com os pequenos Pedro Henrique e Joaquim, de 6 e 3 anos. Elas contam que usam o carro na lavoura de fumo e que encontros como este valorizam o trabalhador rural.
Cerca de 100 carros participaram do evento que terminou com um almoço de confraternização.