top of page
AA_0026_24_BANNER_WEB_SOMBRIO_780x186px.gif
  • Foto do escritorJarbas Vieira

Maracajá realiza pesquisa sobre retorno das aulas presenciais e semana pedagógica



Assim como os demais municípios da região, Maracajá definiu para 1º de Março a volta às aulas em toda a Rede Municipal de Ensino. A retomada se dará nos modelos de aula presencial e remota. Para garantir a organização dos alunos nas salas e períodos de aula, o Departamento Municipal de Educação lançou uma pesquisa de opinião direcionada aos pais e responsáveis que têm até o dia 20 de fevereiro para participarem.


O questionário virtual foi publicado no site oficial da prefeitura de Maracajá, nas redes sociais (Facebook e Instagram), e ainda enviado por WhatsApp no final de janeiro. "A Rede Municipal de Maracajá tem três escolas e um Centro de Educação Infantil (CEI), totalizando cerca de 1000 alunos, e por enquanto cerca de 490 pais/responsáveis responderam a nossa pesquisa", detalha o diretor de Educação e Cultura de Maracajá, Daniel de Souza.


A participação da comunidade escolar é primordial, para que o Departamento de Educação, organize o retorno das aulas presenciais da forma mais segura possível, sempre priorizando o bem-estar de alunos, professores e servidores. "A pesquisa é muito rápida, em 1 minuto já está concluída, então solicitamos que todos respondam, pois sabendo à preferência dos pais, seja presencial ou remoto, organizaremos as salas de aula, transporte escolar, espaço físico e os itens de higienização, como álcool em gel", explica Daniel.


O retorno das atividades escolares presencial respeitará a matriz de risco da região. Em risco gravíssimo as escolas poderão atender somente 50% das matrículas do turno. Já em matriz de risco grave, alta ou moderada, o atendimento será conforme a capacidade definida pelo tamanho da sala de aula x distanciamento de no mínimo 1,5 metros entre os estudantes. "Com o resultado final da pesquisa saberemos a quantidade exata dos alunos que frequentarão a escola e assim definimos a formação dos grupos. E consequentemente repassaremos aos pais todo o cronograma das aulas - datas e períodos", relata o diretor de Educação.


Grupo de Risco


Os estudantes que se enquadram no grupo de risco para Covid-19, conforme a Portaria Conjunta da Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Educação e Defesa Civil de Santa Catarina nº 983, de 15 de dezembro de 2020, devem permanecer em atividades não presenciais.


Semana de Capacitação


Na manhã desta sexta, dia 5, o Departamento de Educação se reuniu com as diretoras e a professora de informática da rede, para definir os últimos detalhes da Semana Pedagógica, que inicia na segunda, dia 8, e segue até quinta, dia 12. A capacitação deve reunir cerca de 70 profissionais, entre professores, técnicos pedagógicos e auxiliares de educação infantil. As atividades acontecem no Parque Ecológico Municipal Prefeito Thomaz Pedro Rocha e na solenidade de abertura contará com a presença do prefeito Anibal Brambila e do vice Volnei Rocha.


Aprendizado, atualização de conhecimentos e debates do setor educacional são alguns dos objetivos da capacitação. "Serão quatro dias de muito aprendizado e com muitas surpresas especiais", finalizou o diretor de Educação.

Comments


Logo - Sicoob Credija colorida.png
Professoras Jéssica e Kelly.jpg
Toninho.jpg
JM Pavimentação Site Jarbas.jpg
bottom of page